Notícias

Você sabe praticar estratégias de pós-venda?

O pós-venda é uma estratégia que vai além do relacionamento com o cliente. Ele tem como objetivo a fidelização de consumidores e passa por questões diretamente ligadas ao marketing.

Por isso, apostar no pós-venda é essencial para fazer com que o seu negócio tenha cada vez mais clientes e mais lucro.

No post de hoje, confira o que é pós-venda e por que ele é tão importante para fidelizar clientes e garantir mais lucros:

O que é o pós-venda?

O pós-venda é um conjunto de estratégias de marketing feitas após o cliente comprar algum produto ou serviço. Essas técnicas abrangem diversas áreas, como pesquisas de satisfação do consumidor, promoções, ofertas, lançamentos, serviços de manutenção, entre outros.

 Isso é feito a partir de algumas ferramentas que são próprias do atendimento ao cliente — e-mail marketing, telefone e redes sociais, por exemplo. Todas essas ações tem o objetivo de fidelizar o cliente e fazer com que ele volte a comprar.

Se for um ambiente online, por exemplo, você pode enviar e-mail marketing com conteúdos de interesse do cliente, como brindes, promoções, lançamentos e produtos relacionados ao que ele já comprou em outro momento. Além de apresentar vantagens exclusivas, esse contato fará com que o cliente fique sempre ligado à sua empresa, lembrando de você quando precisar de algum produto ou serviço que você oferece.

Se você tiver uma loja física, esse contato pode ser feito por WhatsApp, por exemplo, ou outras mídias sociais. Envie para o cliente as novidades e promoções, mostre que se interessa por ele. No aniversário, por exemplo, ofereça um desconto especial.

Toda essa estratégia deve ser realizada com cautela. Lembre-se de não importunar o seu consumidor nem enviar várias mensagens a toda hora. Aja sempre com bom senso e da maneira como gostaria de ser tratado.

Como o pós-venda fideliza os clientes?

Ao utilizar as estratégias de pós-venda, o cliente com certeza ficará mais próximo de voltar a comprar. O objetivo é sempre manter essa ligação com ele, mesmo depois dele ter feito inúmeras compras em sua empresa.

Assim, você vai manter o cliente fiel ao seu negócio. Ele vai encontrar em você uma autoridade sobre aquele assunto ao mesmo tempo em que te vê como uma pessoa íntima, amiga da família.

Com isso, ele pode mandar e-mails, responder o que você enviou, pedir descontos especiais, conteúdos pelos quais se interesse e muito mais. Depois que isso ocorrer, pode ter certeza de que esse já é um cliente fiel. Você pode até preparar um cartão especial para ele!

Como ele ajuda a conseguir novos clientes?

Com o cliente fidelizado, fica muito mais fácil conquistar novos consumidores para o seu negócio. Ele vai começar a te recomendar e te avaliar positivamente de maneira natural, sem você sequer pedir para ele fazer isso.

A melhor propaganda que se pode ter é essa indicação por parte de clientes. É assim que se conquista novos consumidores de forma imediata. E isso você vai conseguir ao fazer um bom pós-venda.

E aí, gostou deste conteúdo e quer receber mais dicas sobre pós-venda e outras estratégias de marketing e de relacionamento?

Fonte: Administradores

Leia Também

O sucesso de uma empresa é o principal objetivo de qualquer empreendedor que entra no mundo dos negócios. Uma das principais bases para toda empresa que deseja alcançar o sucesso é a prática de uma gestão financeira eficiente. Sem uma gestão financeira eficaz no seu negócio, muito dificilmente ele será viável, lucrativo e terá sucesso […]
A NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) é um documento que faz parte do sistema público de integração tributária (SPED) entre as empresase todas as esferas do governo (do município, do estado e federal). Esse documento foi criado para substituir as tradicionais Notas Fiscais de Venda ao Consumidor e o EFC (Emissor de Cupom Fiscal). O […]
O Brasil faz parte do grupo de países com a maior média de cobrança de imposto sobre a renda por empresas. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em parceira com a consultoria Ernest Young, que visa comparar a carga tributária para as empresas no Brasil com […]

Rua Dr Odilon Behrens 310 - Centro - Guanhães / MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222