Notícias

download

Você sabe praticar estratégias de pós-venda?

O pós-venda é uma estratégia que vai além do relacionamento com o cliente. Ele tem como objetivo a fidelização de consumidores e passa por questões diretamente ligadas ao marketing.

Por isso, apostar no pós-venda é essencial para fazer com que o seu negócio tenha cada vez mais clientes e mais lucro.

No post de hoje, confira o que é pós-venda e por que ele é tão importante para fidelizar clientes e garantir mais lucros:

O que é o pós-venda?

O pós-venda é um conjunto de estratégias de marketing feitas após o cliente comprar algum produto ou serviço. Essas técnicas abrangem diversas áreas, como pesquisas de satisfação do consumidor, promoções, ofertas, lançamentos, serviços de manutenção, entre outros.

 Isso é feito a partir de algumas ferramentas que são próprias do atendimento ao cliente — e-mail marketing, telefone e redes sociais, por exemplo. Todas essas ações tem o objetivo de fidelizar o cliente e fazer com que ele volte a comprar.

Se for um ambiente online, por exemplo, você pode enviar e-mail marketing com conteúdos de interesse do cliente, como brindes, promoções, lançamentos e produtos relacionados ao que ele já comprou em outro momento. Além de apresentar vantagens exclusivas, esse contato fará com que o cliente fique sempre ligado à sua empresa, lembrando de você quando precisar de algum produto ou serviço que você oferece.

Se você tiver uma loja física, esse contato pode ser feito por WhatsApp, por exemplo, ou outras mídias sociais. Envie para o cliente as novidades e promoções, mostre que se interessa por ele. No aniversário, por exemplo, ofereça um desconto especial.

Toda essa estratégia deve ser realizada com cautela. Lembre-se de não importunar o seu consumidor nem enviar várias mensagens a toda hora. Aja sempre com bom senso e da maneira como gostaria de ser tratado.

Como o pós-venda fideliza os clientes?

Ao utilizar as estratégias de pós-venda, o cliente com certeza ficará mais próximo de voltar a comprar. O objetivo é sempre manter essa ligação com ele, mesmo depois dele ter feito inúmeras compras em sua empresa.

Assim, você vai manter o cliente fiel ao seu negócio. Ele vai encontrar em você uma autoridade sobre aquele assunto ao mesmo tempo em que te vê como uma pessoa íntima, amiga da família.

Com isso, ele pode mandar e-mails, responder o que você enviou, pedir descontos especiais, conteúdos pelos quais se interesse e muito mais. Depois que isso ocorrer, pode ter certeza de que esse já é um cliente fiel. Você pode até preparar um cartão especial para ele!

Como ele ajuda a conseguir novos clientes?

Com o cliente fidelizado, fica muito mais fácil conquistar novos consumidores para o seu negócio. Ele vai começar a te recomendar e te avaliar positivamente de maneira natural, sem você sequer pedir para ele fazer isso.

A melhor propaganda que se pode ter é essa indicação por parte de clientes. É assim que se conquista novos consumidores de forma imediata. E isso você vai conseguir ao fazer um bom pós-venda.

E aí, gostou deste conteúdo e quer receber mais dicas sobre pós-venda e outras estratégias de marketing e de relacionamento?

Fonte: Administradores

Leia Também

download
Não há como negar: o mundo corporativo está imerso na era da informação. A todo momento são gerados novos dados, e empresas aplicam este conhecimento para criar vantagens competitivas em seu mercado de atuação. Há, porém, um tipo de informação que nem sempre é mensurado, mas é igualmente importante para o sucesso de uma companhia: […]
ZEBRA
Você já deve ter visto Tempos Modernos, um filme clássico de Charles Chaplin onde ele mostra a situação que os trabalhadores enfrentaram nos primeiros anos da Revolução Industrial. A invenção da máquina a vapor deu lugar a uma revolução tecnológica, mas também modificou hábitos, costumes e valores humanos.Fazendo uma analogia, hoje, precisamos criar empresas inteligentes […]
download
Acredita-se que o mau desempenho das tarefas está ligado ao despreparo do colaborador. Outros motivos estão atrelados a este fato, e um deles que contribui enormemente para esta condição é o líder centralizador, que acumula decisões sob a alegação da falta de tempo. Descrição: Abarrotar-se de serviços que impedem a adequada execução e dentro do […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222