Você sabe ou já ouviu falar da quantidade de atividades que envolvem a área fiscal de uma empresa, não é mesmo? Todo negócio, independentemente do segmento ou tamanho, precisa realizar o repasse das informações fiscais e contábeis ao Fisco, ficar atento às alterações legislativas e possuir um ótimo planejamento tributário.

Mas e aí? Você sabe o que é PIS e COFINS? Separamos aqui o que significa cada um para ajudar sua empresa na área fiscal.

 

PIS – PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL

FATURAMENTO

A contribuição de integração social – PIS incide sobre o valor do faturamento mensal das empresas. O faturamento compreende a receita bruta, assim entendida a totalidade das receitas auferidas, inclusive as receitas classificadas como não operacional e será calculada através da aplicação da alíquota de 0,65% sobre a base de cálculo encontrada.

 

FOLHA DE PAGAMENTO

A contribuição para o PIS, incide também sobre a folha de pagamento das entidades sem fins lucrativos a alíquota de um percentual de 1% sobre o total da folha de salário.  As empresas sujeita ao regime de tributação com base no lucro presumido que tiveram o mesmo regime que tiveram optado pelo regime de caixa para fins de apuração do imposto de renda e da contribuição social, poderão adotar o mesmo para apuração da PIS.

PIS / COFINS – Não-Cumulativo 

As empresas com base no Lucro Real deverão aplicar a não cumulatividade do PIS e COFINS para cálculo dessas contribuições. A Base de Cálculo do PIS e COFINS não – cumulativos será feito mediante aplicação das respectivas alíquotas sobre o Faturamento de Saídas (Vendas); e sobre o Faturamento de Entradas (Compras) para as empresas Tributadas pelo MÉTODO do LUCRO REAL.

 

O Faturamento das Saídas:

Vendas

(-) IPI de Vendas

(-) Devoluções de Vendas

(+) IPI de Devoluções de Vendas

(+) Prestação de Serviços

 

O Faturamento das Entradas:

Compras

(-) IPI de Compras

(-) Devoluções de Compras

(+) IPI de Devoluções de Compras

A alíquota aplicada é:

PIS (para LUCRO REAL) = 1,65%

COFINS (para LUCRO REAL) = 7,60%

Ao calcular os impostos FEDERAIS (seja PIS, COFINS, IPI, etc….) os que forem de valor a pagar inferior a R$ 10,00, este deverá ser acumulado para o próximo recolhimento do respectivo tributo.

 

PIS / COFINS – Cumulativo

A Base de Cálculo do PIS e COFINS Cumulativo será realizada através da aplicação das respectivas alíquotas sobre o Faturamento das Operações de Saída para empresas Tributadas pelo LUCRO PRESUMIDO. O Faturamento será composto pelas Vendas + Prestação de Serviços Faturamento de Saída = Vendas (-) IPI de Vendas (-) Devolução de Vendas (+) IPI de Devoluções de Vendas (+) Prestação de Serviços

A alíquota aplicada é:

– Pis (para LUCRO PRESUMIDO) = 0,65%

Cofins (para LUCRO PRESUMIDO) = 3,00%

Ao calcular os tributos federais (seja PIS, COFINS, IPI, etc…) os que forem de valor a pagar inferior a R$10,00 deverão ser acumulados para o próximo recolhimento do respectivo imposto.

Fonte: Jornal Contábil.

Leia Também

download

Nos últimos 2 anos temos vivenciado momentos muito desafiadores no âmbito comercial. Por um lado, nossa economia enfraquecida pelos acontecimentos políticos – que consequentemente tiram de nós algumas oportunidades de sucesso nos negócios, os quais, provavelmente, em cenários mais seguros, ocorreriam sem tal instabilidade. Por outro lado, justamente por conta deste cenário desafiador, uma disputa […]
Picart
Você sabe o que é o controle patrimonial, bem como sua importância para um negócio? Trata-se de uma rotina que deve ser feita constantemente e que conta com a ajuda dos responsáveis pela contabilidade da empresa. Apesar de ser imprescindível para o sucesso de um negócio, pouco se fala sobre o tema. Exatamente por esse […]
Gestão-Financeira-Controladoria-e-Auditoria1
Melhorar a gestão financeira de uma empresa deve ser um objetivo constantemente atualizado e buscado pelos empreendedores para garantir o sucesso de seu negócio. Mas ter resultados cada vez mais satisfatórios não depende somente de trabalhar muito e contar com uma boa equipe: apesar de esse ser um bom começo, também é preciso ter planejamento, […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222