Que a importância de uma organização já não é mais medido apenas pelos seus bens e valor de mercado todo mundo sabe. O que nem todos sabem, no entanto, é que uma das principais formas de se investir na reputação, imagem e competências da empresa e de seus funcionários é através de programas de sustentabilidade nas organizações, uma vez que mobilizações positivas em causas ambientais, econômicas e sociais pode gerar infinitas vantagens competitivas para o negócio.

Entre os benefícios estão a melhoria na imagem para o consumidor, o aumento das vendas internas e externas, a redução de custos e riscos e um aumento da capacidade de inovação da empresa, bem como mais valorização no mercado de capitais, e antecipação à legislação evitando multas e sanções.

No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, a sustentabilidade nos negócios não se resume apenas aos projetos ambientais. Há também a real necessidade de investimentos em áreas internas e do dia a dia da instituição como, por exemplo, a saúde e a segurança dos funcionários — evitando assim acidentes e indenizações trabalhistas.

Além disso, é importante melhorar as condições de trabalho de um modo geral, garantindo mais qualidade de vida aos funcionários e consequentemente reduzindo o grau de rotatividade na empresa. Isso gera menos despesas com contratações, treinamentos e demissões.

Isso sem falar nos já citados benefícios de se estar de acordo com as leis sociais e ambientais, bem como a imagem positiva da empresa perante clientes e consequentemente seus investidores. Percebeu que todo investimento do tipo gera algum retorno?

A sustentabilidade nos negócios não é algo exatamente novo e já evoluiu bastante desde a sua criação. Hoje já se fala na versão 3.0, uma espécie de melhoria do modelo de gestão através da sustentabilidade corporativa. Nos últimos anos, o conceito ganhou muita visibilidade por empresas e instituições de todo o mundo. No entanto, muitos empresários ainda duvidam que ele veio para ficar e acreditam tratar-se apenas de algo temporário, uma moda das organizações.

Por isso, para evitar investimentos altos e de longo prazo, muitas marcas apostam em uma espécie de “maquiagem verde” — táticas criada para enganar clientes e investidores sobre sua preocupação com o meio ambiental e social. Porém, um grave efeito colateral pode ser notado nessas instituições: o alto gasto com a maquiagem e os transtornos sofridos por elas quando o truque é revelado, além do não crescimento real do negócio.

O fato é que o desenvolvimento sustentável já está consolidado em diversas escaladas de governos e organizações da sociedade. Isso diminui a ideia de ser algo passageiro ou modismo. É claro que muitas vezes o retorno é indireto. Ou seja, não volta em forma de dinheiro vivo no balanço mensal, mas certamente fará parte dos resultados positivos da empresa a longo prazo. Por isso é necessário uma boa análise da estrutura da companhia, seus objetivos e possibilidades, para evitar a maquiagem de serviços e o gasto de recursos desnecessários, que poderiam beneficiar o meio social, ambiental e econômico a qual a empresa está inserida.

Fonte: Administradores.

Leia Também

download

Nos últimos 2 anos temos vivenciado momentos muito desafiadores no âmbito comercial. Por um lado, nossa economia enfraquecida pelos acontecimentos políticos – que consequentemente tiram de nós algumas oportunidades de sucesso nos negócios, os quais, provavelmente, em cenários mais seguros, ocorreriam sem tal instabilidade. Por outro lado, justamente por conta deste cenário desafiador, uma disputa […]
Picart
Você sabe o que é o controle patrimonial, bem como sua importância para um negócio? Trata-se de uma rotina que deve ser feita constantemente e que conta com a ajuda dos responsáveis pela contabilidade da empresa. Apesar de ser imprescindível para o sucesso de um negócio, pouco se fala sobre o tema. Exatamente por esse […]
Gestão-Financeira-Controladoria-e-Auditoria1
Melhorar a gestão financeira de uma empresa deve ser um objetivo constantemente atualizado e buscado pelos empreendedores para garantir o sucesso de seu negócio. Mas ter resultados cada vez mais satisfatórios não depende somente de trabalhar muito e contar com uma boa equipe: apesar de esse ser um bom começo, também é preciso ter planejamento, […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222