Nutrir uma boa reputação é fundamental para conseguir manter-se no mercado e conquistar novas oportunidades, inclusive em tempos de crise. Na verdade, a crise não precisa ser generalizada, como vivemos atualmente, para acometer uma organização. Ela pode vir através de denúncias de más condutas, corrupção, danos ambientais, entre outros casos pontuais. Por isso, a preocupação em construir a reputação deve ser constante.

Uma boa reputação garante às empresas uma série de vantagens, como mais vendas e acesso a mercado, diminuição de custos com empréstimos, aumento do valor de mercado, entre outros.

Assim sendo, como as empresas podem investir na construção de uma boa reputação? Ter uma boa gestão e processos de governança estruturados são fundamentais.

Invista na sua Governança Corporativa

A Governança Corporativa surgiu como um conjunto de mecanismos capazes de assegurar que a conduta dos executivos estivesse sempre alinhada ao interesse dos acionistas.

Ter uma boa governança gera, naturalmente, mais valor agregado de marca e mercado, facilita o acesso ao capital com custos mais baixos, contribui para a perenidade da organização e consequentemente, melhora o seu desempenho interno. Para ter uma boa reputação, porém, a empresa precisa investir em alguns princípios básicos, tais como:

TRANSPARÊNCIA

A empresa deve disponibilizar as suas informações de interesse público. Nesse contexto, é importante publicar não somente o que é exigido pelas normas ou regulamentações, mas também, tudo aquilo que for do interesse dos stakeholders.
A transparência aumenta a confiança.

EQUIDADE

 Todos os sócios, investidores, colaboradores e demais partes interessadas devem ser tratados de forma equânime e a empresa deve repudiar qualquer atitude discriminatória.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A alta gestão deve prestar contas de suas ações a quem os elegeu e a todos os que de alguma forma dependem de seu mandato. Todos os atos praticados por eles devem ser respondidos integralmente.

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

As empresas devem ter consciência do impacto de suas ações no ambiente e na sociedade e devem, portanto, trabalhar para minimizar esses impactos e na promoção de ações favoráveis às gerações futuras.

Além desses quatro princípios, é importante que a empresa invista em Conselhos (de família, de administração, consultivo, fiscal), que faça um acordo formal entre os acionistas ou cotistas para garantir os direitos e deveres de cada um, além de estabelecer uma relação próxima e transparente com os investidores.

Invista tempo na sua gestão

Ter controle dos objetivos do negócio, suas metas e indicadores de sucesso permite que a empresa possa avaliar o passado e planejar os próximos passos. Além disso, com os dados em mãos, fica mais fácil visualizar os pontos de não conformidade e as necessidades de ajustes, antes de gerar uma crise.

Quando a situação está desfavorável, as empresas preocupam-se mais com a reputação de seus negócios, porém, poucos gestores podem dizer que a gestão da reputação está totalmente integrada à sua estratégia de negócios de longo prazo. É aí que se encontra o problema.

É a gestão estratégica do negócio que vai fazer com que a empresa tenha uma imagem coerente entre o que se fala e o que se faz. E saber planejar o crescimento do negócio considerando a construção de uma reputação sólida é ainda o principal desafio dos líderes empresariais.

Sabendo disso, um bom ponto de partida é fazer uma análise profunda do negócio, levantando as fraquezas e as forças, as ameaças e as oportunidades de cada área da empresa.

Vale a pena investir em um diagnóstico empresarial, que possa detalhar como a organização pode melhorar seu relacionamento com todas as partes interessadas, interna e externamente. A partir daí, cabe aos gestores definir planos de ação, com a consciência de que uma boa reputação é construída ao longo de vários anos.

Fonte: Administradores.

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