Em qualquer tipo de equipe existe um líder natural, é possível identificar um líder pela sua forma de organizar bem o ambiente onde trabalha, é o formador de opiniões dentro das equipes. A partir de um líder a empresa é personificada juntamente com seus liderados, ele é responsável pela comunicação interna e sincronia na produção da equipe. A importância de um líder no comprometimento da equipe não deve ser ignorada.

Principal Executivo

Um bom líder lidera pelo exemplo que transmite para sua equipe. Não adianta distribuir funções sem mostrar exatamente como deve ser feito.
O Principal executivo é quem faz a organização acontecer. Um bom líder sabe se comunicar com qualquer um da equipe, isso é o que influência para a colaboração da equipe para com o trabalho.

Geralmente o principal executivo é representado como o dono, fundador do negócio ou o presidente e CEO da empresa.
As características principais dessa vertente são essas:

• Papel mais generalista na comunicação
• Discurso para todos
• Constrói visão geral
• Confere credibilidade máxima ao que é dito

Líderes imediatos

Os líderes imediatos são gerentes e diretores que estão todo dia lidando com situações das partes executoras das empresas. Líderes imediatos são responsáveis pela sincronia da equipe, ou seja, eles orientam sua equipe e otimizam sua produtividade com ideias e motivações.
Quando não nos envolvemos em um projeto na vida para evolução, o projeto não acontece assim como no meio corporativo isso não seria diferente, um líder não consegue o comprometimento da equipe se ele mesmo não estiver comprometido.

As características principais dessa vertente são:

• Influencia diretamente as equipes
• Faz a tradução do macro para o micro; Do geral para o específico de sua área.
• Confere coerência ao que é dito por meio de suas atitudes
• O engajamento e a motivação

Você sabe a importância da comunicação da liderança?

A primeira regra é saber que o processo de comunicação não termina no momento da emissão de uma mensagem!
Sendo assim, não se deve mandar apenas um e-mail. A comunicação só se concretiza quando o receptor adquire entende e toma parte do foi dito!

Tiramos disso que a comunicação da liderança é uma informação, e informação é poder. Mas a informação compartilhada é potência!
Portanto, para melhor desempenho os canais de comunicação interna devem transmitir conteúdos relevantes e que sejam coerentes com os traços da cultura organizacional do negócio!

Fonte: Nader Organização Contábil

Leia Também

declaracao-anual-do-mei-microempreendedor-individual
O dia 31 de maio é o prazo final para a entrega da declaração anual do MEI. Enquanto muitos correm para colocar a documentação em dia, é importante lembrar quais são os principais erros da declaração anual do MEI cometidos pelos empresários. Para evitar que você seja mais um na estatística daqueles que entregam a […]
Imprimir
O micro e pequeno negócio no Brasil movimenta consideravelmente a economia do país, cerca de 27% do PIB brasileiro, conforme dados do SEBRAE. Além de empregarem 52% da população, o que demonstra significativa importância. Mas inúmeros são os desafios destes micro e pequenos empresários. Uma das principais dificuldades enfrentadas por estes portes de empresas é […]
noticia_124836
Tornar-se vendedor em nosso País, na maioria das vezes, acontece por conta de uma necessidade financeira ou por alguma oportunidade inesperada. A verdade é que quando menos você espera, já está vendendo alguma coisa. Diferente de outros profissionais, que estudam e se formam para depois começarem a exercerem suas atividades por formação, como por exemplo […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222