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Qual a importância da visão sistêmica de uma empresa?

Provavelmente você já ouviu falar sobre visão sistêmica, mas você sabe exatamente o que significa? O conceito remete a habilidade de deliberar considerando a conjuntura. Para ilustrar essa explicação, basta que você reflita sobre o trabalho de um gestor, que é responsável por tomar decisões considerando todos os fatores desde colaboradores até o orçamento e metas globais da empresa. Responsabilidade não falta!

Para exercer tal tarefa de tamanha grandiosidade, o profissional deve avaliar o cenário de maneira ampla e ponderando os diversos elementos que influenciam seu funcionamento, incluindo fatores internos e externos. A gestão ou liderança deve usar seus conhecimentos, habilidades técnicas, inteligência, comunicação e poder de negociação de maneira positiva. Ter a capacidade de desfrutar de todos os recursos de uma organização e os relacionar da melhor maneira é trabalhar sistemicamente.

O profissional que compreende a empresa em que atua a partir de uma visão sistêmica, atinge resultados acima da média. Isso porque ele é capaz de identificar seu papel com clareza e desempenha suas atividades com eficácia e eficiência, agindo assertivamente para o alcance das metas estabelecidas para si e para o negócio. Continue lendo o texto para saber mais!

Como desenvolver a visão sistêmica

Veja abaixo algumas maneiras de desenvolver sua visão sistêmica para conquistar maiores resultados:

  • Conheça os departamentos: o primeiro passo para se desenvolver a visão sistêmica é conhecer a empresa em que você trabalha. Esse conhecimento não deve ficar restrito apenas ao produto ou serviço ofertado ou somente a uma área. É preciso ser curioso! Saber quais são os departamentos que formam a corporação, compreender quais são as principais tarefas e responsabilidades de cada um deles e quais são os principais processos que os colaboradores desempenham são requisitos básicos para ter visão sistêmica.

Esse tipo de sabedoria amplia sua maneira de pensar a respeito de outro setor. A partir desse momento, você irá pensar duas vezes antes de simplesmente cobrar algo ou pedir tarefas com prazos curtos de entrega. Além disso, poderá entender como pode contribuir para o dia a dia de colaboradores de outras áreas e como eles podem ajudar também. Para completar, todo esse processo ainda fortalece seus relacionamentos interpessoais e o seu networking.

  • Identifique o estado desejado: toda empresa possui metas e objetivos definidos sejam específicos das áreas ou gerais. Para saber como você pode impactar positivamente para conseguir essas conquistas, é preciso estar por dentro de quais são os desafios enfrentados e saber como utilizar os recursos disponíveis para definir os melhores caminhos a serem tomados.

Mais do que simplesmente saber quais são as metas é essencial compreendê-las em um grau em que você consiga refletir sobre elas e buscar por soluções mais práticas ou criativas. Ser parte do negócio como um todo é vestir a camisa!

  • Utilize o coaching: o método é um poderoso processo de aceleração de resultados e aumento de performance profissional, buscado pelas maiores referências organizacionais do mundo. É um processo empoderador!

    Fonte: Notícias Empresariais.

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