Notícias

images (2)

Pensando em inovação: reflexões sobre seu âmbito de influência

Atualmente é impossível não reconhecer os efeitos da inovação na evolução dos mercados, apesar do estudo sobre inovação ser relativamente recente nas ciências sociais aplicadas, conta com imensa complexidade em seu campo de pesquisa, porém não apresenta uma sistematização de seu conteúdo, com ausência de representação simplificada do conhecimento adquirido que acumula-se, o que dificulta a metrificação da inovação no desempenho econômico. Não obstante, a inovação apresenta grande importância no mercado, uma vez que inovação relaciona-se naturalmente com vantagem competitiva, principalmente pela habilidade de se trabalhar o conhecimento para criar novos produtos ou serviços, é notória a contribuição da inovação para maior participação nos mercados e rentabilidade superior às organizações.

Inovação pode ser tomada como um ramo de pesquisa que apresenta diversas ramificações, de maneira simplista temos a inovação como a construção de algo novo, ou significativamente modificado, que pode ocorrer através da inovação em produtos, com o desenvolvimento de produtos novos ou apresente tecnologia superior e inovação em processos, que surge como fonte de vantagem competitiva das organizações, uma vez que as rotinas de inovação são capazes de transformar as habilidades competitivas das empresas. Acontecendo através de complexos processos de aprendizagem organizacional, através da qual as empresas vão adaptando-se às necessidades dos mercados e podem manter-se competitivas frente aos seus concorrentes.

É importante pensarmos a inovação como elemento fomentador de mudanças sociais, não apenas em âmbito específico do desenvolvimento de empresas, apresentando impacto além da fatia de mercado das organizações, podendo ser precedidas e/ou causadoras de mudanças socialmente significativas ou desenvolvidas a partir das necessidades geradas, em respostas às possíveis mudanças impostas. Uma vez que a inovação pode partir de pequenas porém significativas mudanças incrementais, com pequenas diferenças com relação à prática rotineira, até mudanças radicais com a introdução de algo completamente novo que necessita do desenvolvimento de rotinas completamente novas, incluindo inclusive novos hábitos em uma comunidade, por exemplo, a organização do trabalho desenvolvida após a Revolução Industrial, que trouxe necessidades de codificação do conhecimento tácito e a promoção da aprendizagem, tanto em nível social como empresarial, com a difusão do conhecimento sendo levado a vários setores, que evoluíram conjuntamente com novas técnicas de organização e gestão econômica necessárias diante do momento, como maneira de evolução comercial, com a viabilidade da economia atingir novos patamares de desenvolvimento.

À medida que a empresa e o mercado desenvolvem-se, em um movimento com influências mútuas, onde as inovações desenvolvidas por determinada empresa lança desafios para que o setor, mediante sua concorrência, invista em inovações na finalidade de acompanhar a evolução do mercado, assim como inovações lançadas no mercado trazem à tona a necessidade da empresa desenvolver inovações com a finalidade de não ficar para trás junto à concorrência. Movimento este que confunde-se com a própria evolução da sociedade, através do desenvolvimento da aprendizagem e acumulação de conhecimento. Considerando as organizações como sistemas abertos, que sofrem a influência de diversos agentes do ambiente, deve-se levar em consideração o meio no qual está inserida. A inovação eficaz deve levar em consideração as condições ambientais, não existindo uma regra básica a ser seguida ou copiada por mercados e empresas distintas, uma vez que a inovação é contingencial, relaciona-se com os conhecimentos em dada configuração, podendo diferir nos mais diversos ambientes, sendo, portanto, a inovação relativa à realidade socioambiental encontrada.

Através da realização de ligações mútuas entre os diversos elementos presentes no ambiente, a atividade de inovação consiste em detectar oportunidades e tirar proveito das condições dessas relações para obter vantagem competitiva. A inovação pode ser considerada o motor que faz a economia girar, através dela conquista-se a evolução dos mercados, transformando ideias em conhecimentos e através da organização do conhecimento contribui com a aprendizagem, que realizada em ciclos contínuos e ininterruptos promove o desenvolvimento de inovações, que geram vantagem competitiva em um ciclo de melhorias incessante.

Para alcançar a sustentabilidade das empresas as organizações devem desenvolver a capacidade de enxergar além e inovar continuamente, organizando o conhecimento interno e sobre o mercado, uma vez que a capacidade de inovar relaciona-se com a capacidade de combinar habilidades e manter a estrutura em evolução, com as estratégias sendo desenvolvidas para acompanhar as inovações e vice-versa para promover as mudanças gerais necessárias, prioritariamente nos padrões de conhecimento. Deve-se buscar, portanto, desenvolver a capacidade de inovar através da obtenção constante de novos conhecimentos visando alcançar a melhoria contínua. Como em uma roda que nunca para de girar, assim deve ser considerada a busca por conhecimento como elemento fundamental da inovação nas organizações.

Podemos, portanto, tratar a inovação como uma questão de conhecimento, com início por vezes singelamente acontecendo através de pequenas melhorias de algo conhecido e que precise ser melhorado, que em conjunto com outros fatores pode gerar grandes mudanças sociais, construindo novas realidades a partir das necessidades de mercado, desenvolvendo processos de aprendizagem, que contribui para a complexidade da temática inovação como ramo de estudo, embora recente, mas com significativa amplitude e importância, tanto academicamente como economicamente.

Fonte: Administradores.

Leia Também

download
São cada vez mais raros os segmentos onde há pouca ou nenhuma concorrência. Atualmente, praticamente todos os segmentos de mercado contam com uma grande variedade de concorrentes, dos mais variados tamanhos e das mais variadas localidades, bem como com diferentes formas de aproximação com o mercado. Evidentemente, alguns desses concorrentes podem ser melhores ou piores […]
download
Um importante ponto que as empresas precisam levar em consideração, é a opinião do cliente em relação ao trabalho prestado a eles, então sempre que possível, peça o feedback a seus clientes. Abaixo listo 5 dicas que pode ser aplicado no processo de feedback dos clientes, aperfeiçoando e estreitando seu negócio: 1ª Imagem Positiva. Não […]
9860078190177111902_
Entre as muitas funções que um empreendedor precisa exercer quando tira a ideia do papel, uma das mais desafiantes é a de liderar. Por menor que o negócio seja no início, ninguém consegue tocar uma empresa sozinho por muito tempo. Logo, o time começa a crescer e é preciso delegar funções e gerir projetos diferentes. […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222