A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é o sistema que permite a empreendedores emitirem notas fiscais eletrônicas para suas operações. A versão 4.0 já está em circulação para as empresas como forma de adaptação, juntamente à versão 3.10, no entanto, quem não atualizar para o novolayout não poderá mais emitir os documentos. Recentemente, esse prazo de obrigatoriedade foi alterado do dia 02 de julho para o dia 02 de agosto.

A nota fiscal eletrônica consiste em um arquivo eletrônico no formato XML que empreendimentos enviam a seus clientes como comprovação de uma venda, contendo todos os detalhes sobre a operação. As mudanças referentes à nova versão são fruto de uma iniciativa do governo em reduzir a burocracia enfrentada pelas pessoas jurídicas e o tempo gasto com o cruzamento de dados de forma manual.

A nova versão da NF-e tem como suas principais mudanças a adoção do protocolo TLS 1.2 ou superior, proporcionando maior segurança para as organizações, e a inclusão ou alteração de alguns campos de preenchimento. Os empresários devem, agora, identificar valores referentes ao percentual de ICMS, no novo campo “Fundo de Combate à Pobreza”; o valor total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), no campo “Grupo Total da NF-e”; valor de troco e forma de pagamento, no campo “Pagamento”; operações presenciais fora do estabelecimento, no campo indicador de “Presença”; informações sobre o transporte, no campo “Grupo X-informações do Transporte da NF-e”; dados sobre lote e data de fabricação dos produtos, no campo “Rastreabilidade do Produto”; e código da Anvisa, para o caso de medicamentos ou produtos relativos à área de Saúde, no campo “Medicamento”.

Para os empresários que possuem um sistema de gestão (ERP) implementado, deve haver o cuidado para que a versão da NF-e seja devidamente atualizada.

Com um sistema de gestão, as informações referentes à nota fiscal eletrônica se preenchem automaticamente, o que reduz o tempo gasto de preenchimento manual por funcionários e aumenta a produtividade com outras atividades.

Fonte: Administradores.

Leia Também

download

Nos últimos 2 anos temos vivenciado momentos muito desafiadores no âmbito comercial. Por um lado, nossa economia enfraquecida pelos acontecimentos políticos – que consequentemente tiram de nós algumas oportunidades de sucesso nos negócios, os quais, provavelmente, em cenários mais seguros, ocorreriam sem tal instabilidade. Por outro lado, justamente por conta deste cenário desafiador, uma disputa […]
Picart
Você sabe o que é o controle patrimonial, bem como sua importância para um negócio? Trata-se de uma rotina que deve ser feita constantemente e que conta com a ajuda dos responsáveis pela contabilidade da empresa. Apesar de ser imprescindível para o sucesso de um negócio, pouco se fala sobre o tema. Exatamente por esse […]
Gestão-Financeira-Controladoria-e-Auditoria1
Melhorar a gestão financeira de uma empresa deve ser um objetivo constantemente atualizado e buscado pelos empreendedores para garantir o sucesso de seu negócio. Mas ter resultados cada vez mais satisfatórios não depende somente de trabalhar muito e contar com uma boa equipe: apesar de esse ser um bom começo, também é preciso ter planejamento, […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222