Notícias

NF-e e ERP: o que muda para as empresas após 02 de agosto

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é o sistema que permite a empreendedores emitirem notas fiscais eletrônicas para suas operações. A versão 4.0 já está em circulação para as empresas como forma de adaptação, juntamente à versão 3.10, no entanto, quem não atualizar para o novolayout não poderá mais emitir os documentos. Recentemente, esse prazo de obrigatoriedade foi alterado do dia 02 de julho para o dia 02 de agosto.

A nota fiscal eletrônica consiste em um arquivo eletrônico no formato XML que empreendimentos enviam a seus clientes como comprovação de uma venda, contendo todos os detalhes sobre a operação. As mudanças referentes à nova versão são fruto de uma iniciativa do governo em reduzir a burocracia enfrentada pelas pessoas jurídicas e o tempo gasto com o cruzamento de dados de forma manual.

A nova versão da NF-e tem como suas principais mudanças a adoção do protocolo TLS 1.2 ou superior, proporcionando maior segurança para as organizações, e a inclusão ou alteração de alguns campos de preenchimento. Os empresários devem, agora, identificar valores referentes ao percentual de ICMS, no novo campo “Fundo de Combate à Pobreza”; o valor total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), no campo “Grupo Total da NF-e”; valor de troco e forma de pagamento, no campo “Pagamento”; operações presenciais fora do estabelecimento, no campo indicador de “Presença”; informações sobre o transporte, no campo “Grupo X-informações do Transporte da NF-e”; dados sobre lote e data de fabricação dos produtos, no campo “Rastreabilidade do Produto”; e código da Anvisa, para o caso de medicamentos ou produtos relativos à área de Saúde, no campo “Medicamento”.

Para os empresários que possuem um sistema de gestão (ERP) implementado, deve haver o cuidado para que a versão da NF-e seja devidamente atualizada.

Com um sistema de gestão, as informações referentes à nota fiscal eletrônica se preenchem automaticamente, o que reduz o tempo gasto de preenchimento manual por funcionários e aumenta a produtividade com outras atividades.

Fonte: Administradores.

Leia Também

A NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) é um documento que faz parte do sistema público de integração tributária (SPED) entre as empresase todas as esferas do governo (do município, do estado e federal). Esse documento foi criado para substituir as tradicionais Notas Fiscais de Venda ao Consumidor e o EFC (Emissor de Cupom Fiscal). O […]
O Brasil faz parte do grupo de países com a maior média de cobrança de imposto sobre a renda por empresas. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em parceira com a consultoria Ernest Young, que visa comparar a carga tributária para as empresas no Brasil com […]
As profissões relacionadas ao atendimento se tornam cada vez mais fundamentais em diferentes segmentos da economia e dos negócios. Porém quem lida diariamente nessa área sabe que “nem tudo são flores” e tem muitas histórias para contar, tanto de situações cômicas como de momentos estressantes e desagradáveis. É necessário realmente ter muito “jogo de cintura” […]

Rua Dr Odilon Behrens 310 - Centro - Guanhães / MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222