Notícias

images

Missão, visão e valores: como elaborar?

Assim como qualquer pessoa durante a vida, a empresa deve possuir princípios e metas O caminho que a empresa seguirá depende diretamente de seus objetivos. A partir disso, é possível alinhar os processos e colaboradores, para que todos possam seguir no mesmo caminho, com apenas um foco em mente.

Colaboradores engajados com a cultura e valores da empresa sentem-se mais incluídos e engajados, fazendo com que o trabalho seja mais produtivo. E não só os colaboradores como também os gestores devem estar alinhados de acordo com o modo de pensar da empresa. Só desta maneira os processos terão coerência e cooperarão para o crescimento do negócio.

Parece fácil quando falamos de objetivos e metas. Mas como saber exatamente o que minha empresa é e o que ela almeja? Quais são os objetivos que movem os esforços de toda equipe?

Por isso, vamos dar algumas dicas para que você defina missão, visão e valores da marca. É importante ressaltar que esses aspectos devem ser definidos periodicamente, a curto, médio e longo prazo, para que a empresa consiga alcançar o que deseja.
Além disso, é importante ressaltar que tudo o que for definido dentro da missão, visão e valores da empresa será usado em suas estratégias de vendas e crescimento.

Missão
A missão da empresa diz respeito aos motivos de sua existência. Afinal, por que seu negócio existe? Ele existe para solucionar quais problemas? Sua empresa existe para servir a quem?

Após responder essas perguntas, você terá a missão da empresa: o começo de um rumo estratégico.

É importante lembrar que a missão pode ser compartilhada não só para os colaboradores e gestores, mas também para clientes, fornecedores e parceiros.

Visão
A visão é uma parte da perspectiva que sua empresa tem para o futuro. Que cenário seu negócio quer ocupar a longo prazo?

É válido lembrar que, durante a elaboração da visão, é preciso ser ambicioso, mesmo mantendo os pés no chão e pensando em um sonho possível de ser realizado. Afinal, a visão da sua empresa é um marco de chegada, o ponto final de um objetivo.

Algumas perguntas podem ser feitas durante essa etapa, para auxiliar na elaboração do tópico: Onde queremos chegar? Qual o nosso objetivo? O que nos impulsiona?

Valores
Os valores são princípios inegociáveis, que devem guiar toda e qualquer atitude dos colaboradores e gestores dentro do exercício de sua função. Podem ser comparados aos princípios morais de qualquer indivíduo.

Esses valores regem não somente ações externas, como também ações internas, como o relacionamento entre os colaboradores.

O mais importante da elaboração desses três conceitos é não deixá-los somente no papel. A missão, visão e valores da empresa devem estar presentes não só em sites ou materiais de divulgação, mas em cada ação dentro da organização.

Faça um treinamento com os colaboradores e comunique esses princípios. Aproveite para estimulá-los a agir dentro desses valores. Somente assim sua empresa terá sucesso dento de uma estratégia de crescimento.

Sucesso e boas vendas!

Fonte: Administradores.

Leia Também

Black-Friday-3--330x252
A Black Friday já está consolidada no calendário do varejo brasileiro como o dia das promoções. É a data de vender muito. Mas se as ações não forem planejadas, o lojista não terá lucros e ainda pode perder clientes. Aproveite essa data para estimular a criatividade da sua equipe e fazer seu estoque girar ainda […]
images (1)
O emaranhado de tributos que recaem sobre as empresas brasileiras causa dores de cabeça a qualquer empreendedor ou gestor. Em um ambiente em que é possível ser penalizado mesmo quando se busca constantemente estar em dia com as exigências da Receita Federal do Brasil (RFB), fazer um bom planejamento tributário não é uma opção, mas […]
Clientes
Quando um cliente fica insatisfeito, ele pode manifestar esse sentimento principalmente de três formas. Primeiro, ele pode ir a público, publicar nas redes sociais, em sites como o Reclame Aqui. Além disso, ele também pode entrar em contato diretamente com a empresa, através de canais oficiais de contato como SACs, voltando à loja e procurando […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222