As organizações na nova economia estão diante de desafios complexos que exigem uma liderança flexível e inovadora, para alcançar resultados cada vez mais promissores. Hoje a liderança deve ser fonte de inspiração, pois sem um líder adequado a empresa pode sofrer baixa do rendimento produtivo e sérias perdas financeiras.

Tarefas duplicadas, retrabalho, perda de prazos, queda de qualidade, ambiente hostil, podem ser sinais de falta de liderança. Por isso, um líder tem papel fundamental e estratégico nas empresas, uma vez que sua função é motivar e influenciar as pessoas a agirem em equipe para realizar os objetivos.

Com o processo de transformação sofrido pela sociedade nos últimos anos, o modo de administrar as empresas e gerenciar pessoas também mudou. O controle e a burocracia perdem espaço para a inovação, autonomia e criatividade. Por isso, sai de cena o chefe e entra o líder, uma vez que o principal patrimônio de uma empresa é o seu capital intelectual, isto é, as pessoas. Sem elas é praticamente impossível promover mudanças, buscar a competitividade e assim, alcançar o sucesso no mercado.

Qual o papel então do líder atual? O líder atual deve ser capaz de influenciar pessoas ao invés de impor, e saber gerar a motivação necessária para por em prática as estratégias da companhia para conquistar as metas planejadas. É lógico que algumas ações são impostas aos subordinados, mas a motivação é algo impossível de se impor. Por isso, para um líder não é fundamental só atingir os resultados, mas conseguir que os subordinados desenvolvam as ações para conquistar os resultados por livre vontade e com energia.

No mundo moderno, extremamente competitivo e com grandes avanços tecnológicos, as empresas valorizam os gerentes que possuem habilidades de liderança e qualquer um que aspire ser um líder eficaz deve desenvolver estas habilidades, estratégias e adotar estilos de liderança variados e flexíveis, de acordo com a exigência da situação. Portanto, atualmente, não é fácil ser líder. Ele precisa ser justo, motivador, observador, conciliador, organizado, saber ouvir, ser transparente, ousado, dar o exemplo no cumprimento das regras e, principalmente, incentivar os liderados a quebrar paradigmas.

Fonte: Notícias Empresariais.

Leia Também

download

O relacionamento com o cliente é um ponto importantíssimo para quem quer manter uma boa reputação e interação com o consumidor. Porém, o que muitas pessoas esquecem é que um relacionamento é baseado em um diálogo, onde ambas as partes se conversam. Como fazer isso com seu negócio? Através da verificação da satisfação de seus […]
images
Assim como qualquer pessoa durante a vida, a empresa deve possuir princípios e metas O caminho que a empresa seguirá depende diretamente de seus objetivos. A partir disso, é possível alinhar os processos e colaboradores, para que todos possam seguir no mesmo caminho, com apenas um foco em mente. Colaboradores engajados com a cultura e […]
download
Os tempos mudaram, mas muitas marcas insistem em preservar um passado que simplesmente já não existe mais. Aquela soberania intocável de muitas, que eram amadas e admiradas, hoje estão a um clique da detonação por parte dos clientes. Isso porque muitas ainda não perceberam que as marcas são como organismos vivos, que passam por períodos […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222