Notícias

download

Líderes e o desafio de atingir metas

As organizações na nova economia estão diante de desafios complexos que exigem uma liderança flexível e inovadora, para alcançar resultados cada vez mais promissores. Hoje a liderança deve ser fonte de inspiração, pois sem um líder adequado a empresa pode sofrer baixa do rendimento produtivo e sérias perdas financeiras.

Tarefas duplicadas, retrabalho, perda de prazos, queda de qualidade, ambiente hostil, podem ser sinais de falta de liderança. Por isso, um líder tem papel fundamental e estratégico nas empresas, uma vez que sua função é motivar e influenciar as pessoas a agirem em equipe para realizar os objetivos.

Com o processo de transformação sofrido pela sociedade nos últimos anos, o modo de administrar as empresas e gerenciar pessoas também mudou. O controle e a burocracia perdem espaço para a inovação, autonomia e criatividade. Por isso, sai de cena o chefe e entra o líder, uma vez que o principal patrimônio de uma empresa é o seu capital intelectual, isto é, as pessoas. Sem elas é praticamente impossível promover mudanças, buscar a competitividade e assim, alcançar o sucesso no mercado.

Qual o papel então do líder atual? O líder atual deve ser capaz de influenciar pessoas ao invés de impor, e saber gerar a motivação necessária para por em prática as estratégias da companhia para conquistar as metas planejadas. É lógico que algumas ações são impostas aos subordinados, mas a motivação é algo impossível de se impor. Por isso, para um líder não é fundamental só atingir os resultados, mas conseguir que os subordinados desenvolvam as ações para conquistar os resultados por livre vontade e com energia.

No mundo moderno, extremamente competitivo e com grandes avanços tecnológicos, as empresas valorizam os gerentes que possuem habilidades de liderança e qualquer um que aspire ser um líder eficaz deve desenvolver estas habilidades, estratégias e adotar estilos de liderança variados e flexíveis, de acordo com a exigência da situação. Portanto, atualmente, não é fácil ser líder. Ele precisa ser justo, motivador, observador, conciliador, organizado, saber ouvir, ser transparente, ousado, dar o exemplo no cumprimento das regras e, principalmente, incentivar os liderados a quebrar paradigmas.

Fonte: Notícias Empresariais.

Leia Também

151740281645_planejamento_tributario
O Brasil faz parte do grupo de países com a maior média de cobrança de imposto sobre a renda por empresas. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em parceira com a consultoria Ernest Young, que visa comparar a carga tributária para as empresas no Brasil com […]
j-simões sexta
As profissões relacionadas ao atendimento se tornam cada vez mais fundamentais em diferentes segmentos da economia e dos negócios. Porém quem lida diariamente nessa área sabe que “nem tudo são flores” e tem muitas histórias para contar, tanto de situações cômicas como de momentos estressantes e desagradáveis. É necessário realmente ter muito “jogo de cintura” […]
download (1)
Atendimento ao Público corresponde ao ato de cuidar, de prestar atenção às pessoas que recebemos ou mantemos contato. Requer de quem prática muita responsabilidade e respeito. É fundamental compreender que atender as pessoas com qualidade não é apenas tratá-la bem, com cortesia, é mais do que isso, é nunca prometer o que não pode cumprir, […]

Rua Dr Odilon Behrens 310 - Centro - Guanhães / MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222