Talvez o segredo das relações, e também o mais desafiador, seja realmente calçar o sapato do outro. E esta é uma realidade intrínseca a qualquer relação, que não difere no mundo corporativo. Todo resultado, seja positivo ou negativo, é consequência de um trabalho realizado por pessoas felizes, ou não. Esse deve ser o lema da empresa contemporânea, em que a liderança, mais do que gerir, deve se comprometer com o processo e dar o exemplo com o desafio de buscar a felicidade da equipe.

A essência da motivação de um time está em conhecer o que se realiza. Sem entendimento qualquer ação cairá na inutilidade, uma vez que as pessoas são motivadas por si mesmas a partir do momento que passam a entender e participar dos processos e resultados. Por isso, além de todas as competências pessoais tão amplamente divulgadas, o líder atual deve ser servidor, não apenas em suas ações, mas em seu íntimo. O serviço aproxima as pessoas e revela um interesse genuíno no próximo demonstrando, acima de habilidades ou conhecimentos técnicos, qualidades relacionadas à educação de cada um.

Muito se pode aprender para uma função de liderança. Competências e habilidades podem ser desenvolvidas e conhecimento técnico pode ser obtido através de bons cursos, processo de coaching ou mentoring. Porém, a liderança servidora está muito ligada aos valores morais obtidos a partir dos princípios nos quais uma pessoa foi criada. O líder servidor emerge com qualidades como respeito, solidariedade, empatia e humildade, características mais predominantes do meio em que viveu e das experiências pessoais.

Este modelo de liderança é facilitador e apoiador da equipe, ao contrário do líder autoritário. Ele influencia muito pouco nas decisões, mas está sempre perto o suficiente para ajudar. Deve apontar o caminho a ser seguido e também dar o exemplo, pois o senso de utilidade das pessoas é um agente motivador e deve ser incentivado pela liderança.

Tendo em vista que ninguém pode motivar ao outro, uma vez que a motivação é gerada dentro de cada um por razões individuais, o líder servidor aparece mostrando à equipe a importância de cada um no processo, sendo transparente com relação a metas e resultados e proporcionando condições para tomada de decisões, com foco em gerar melhores resultados.
É preciso ter em mente que os liderados podem até errar, mas caberá à liderança medir os impactos. Com os riscos calculados, deixar as pessoas tomarem as próprias decisões não é um posicionamento difícil para a liderança. Em uma organização estruturada com base em servir, a motivação minimiza os riscos.

As relações de trabalho podem ser transformadas a partir dos princípios da liderança servidora genuína. O líder que se importa realmente com o próximo, que tem paixão pelo que faz, que gosta de gente, que olha nos olhos e tem relacionamento pessoal com sua equipe não teme os desafios. Ele sabe que as pessoas estarão comprometidas com sua liderança porque passaram a entender o que faz e porque faz. Um ambiente feliz é feito de pessoas felizes e pessoas felizes é o foco do líder servidor. Os resultados virão a partir daí.

Fonte: Administradores

Leia Também

download

Nos últimos 2 anos temos vivenciado momentos muito desafiadores no âmbito comercial. Por um lado, nossa economia enfraquecida pelos acontecimentos políticos – que consequentemente tiram de nós algumas oportunidades de sucesso nos negócios, os quais, provavelmente, em cenários mais seguros, ocorreriam sem tal instabilidade. Por outro lado, justamente por conta deste cenário desafiador, uma disputa […]
Picart
Você sabe o que é o controle patrimonial, bem como sua importância para um negócio? Trata-se de uma rotina que deve ser feita constantemente e que conta com a ajuda dos responsáveis pela contabilidade da empresa. Apesar de ser imprescindível para o sucesso de um negócio, pouco se fala sobre o tema. Exatamente por esse […]
Gestão-Financeira-Controladoria-e-Auditoria1
Melhorar a gestão financeira de uma empresa deve ser um objetivo constantemente atualizado e buscado pelos empreendedores para garantir o sucesso de seu negócio. Mas ter resultados cada vez mais satisfatórios não depende somente de trabalhar muito e contar com uma boa equipe: apesar de esse ser um bom começo, também é preciso ter planejamento, […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222