Em pleno 2017 estamos falando de identidade organizacional? SIM.

Muitas vezes na ansiedade de lançar-se para o mercado e fazer as coisas acontecerem, uma empresa ou empreendedor esquece da importância de criar alicerces estruturados para que o negócio dê certo.

A definição da missão, visão e valores de uma empresa é muito importante para dar direcionamento aos trabalhos e embasar as estratégias de negócios e comunicação durante o tempo de existência.

Veja de forma rápida como dar início à identidade organizacional da sua marca:

Missão

A missão é a razão de existência da empresa no mercado. A definição da missão deixa claro para funcionários da empresa, prestadores de serviço, como agências de comunicação e marketing, o real propósito da empresa no mercado. Além disso, evita qualquer leitura errada da atuação do negócio.

Visão

A visão nada mais é que o propósito e objetivo da empresa a serem alcançados a longo prazo. Pode ser usada como direcionamento diário para conquista e expansão no mercado.

Valores

Conjunto de ideais e crenças que definem os princípios que vão dar forma à base estruturada da empresa de acordo com o que se acredita ser certo e efetivo. A definição dos valores também é muito importante para que a empresa exija dos funcionários e prestadores de serviços condutas coerentes com os ideais da marca.

Uso e revisões

A identidade organizacional deve ser sucinta e muito clara para que não abra possibilidade para múltiplas interpretações. Além disso, é muito importante que não seja apenas um texto obrigatório na apresentação da empresa ou site institucional e que seja revisitada constantemente para que os caminhos e metas traçados pela empresa não estejam em desacordo com a missão, visão e valores.

Com o tempo, o ideal é que as empresas revejam todas as determinações da identidade organizacional, pois com o passar dos anos a atuação da empresa pode ganhar novos rumos.

Não esqueça: esses três tópicos devem ser relidos todas as vezes que a empresa estiver diante de uma decisão importante, contratação de um funcionário ou prestador de serviço. Ignorar a identidade organizacional é o primeiro passo para o fracasso nos negócios.

Se você ainda não determinou a da sua empresa, nunca é tarde para rever e se estruturar!

Fonte: Administradores.

Leia Também

images

A inovação não é algo que simplesmente acontece, do nada. Ela precisa ser cultivada, desenvolvida e estimulada. A simples decisão ou vontade de se ter uma empresa ou um ambiente inovador não é garantia de que isto vai acontecer, apesar de ser um bom começo. Como em todo cultivo, um ambiente inovador precisa de investimentos […]
download
Nos últimos 2 anos temos vivenciado momentos muito desafiadores no âmbito comercial. Por um lado, nossa economia enfraquecida pelos acontecimentos políticos – que consequentemente tiram de nós algumas oportunidades de sucesso nos negócios, os quais, provavelmente, em cenários mais seguros, ocorreriam sem tal instabilidade. Por outro lado, justamente por conta deste cenário desafiador, uma disputa […]
Picart
Você sabe o que é o controle patrimonial, bem como sua importância para um negócio? Trata-se de uma rotina que deve ser feita constantemente e que conta com a ajuda dos responsáveis pela contabilidade da empresa. Apesar de ser imprescindível para o sucesso de um negócio, pouco se fala sobre o tema. Exatamente por esse […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222