Todo empreendedor precisa se preparar para enfrentar os vários problemas pelos quais as empresas passam durante o seu Ciclo de Crescimento.

É o que chamamos de As Dores do Crescimento.

  • O tempo do empreendedor fica cada vez mais escasso e ele vai ficando escravo do trabalho;
  • Várias rotinas e projetos começam a não ser feitos no tempo programado porque falta “braço” para executá-las;
  • Começa a ter uma centralização excessiva do empreendedor e ele não pode se dar ao luxo de tirar férias tranquilamente;
  • Ele tem medo de delegar e receio que as tarefas não sejam executadas com a mesma qualidade que ele executa;
  • O negócio não consegue crescer na velocidade que o empreendedor quer e com os resultados que ele precisa e deseja.

Tudo isso acontece porque no início do negócio ou quando a empresa ainda é pequena, o empreendedor está acostumado a executar praticamente tudo, sabe exatamente o que precisa ser feito e onde quer que sua empresa chegue.

Na medida em que a empresa cresce o empreendedor, que está acostumado a executar tudo precisa contratar mais pessoas para a sua empresa.

a-grande-duvida-eal-2

Naturalmente surge a necessidade de gerenciar essas pessoas, mas também a Grande Dúvida:

Vou lá e Executo, ou simplesmente falo o que tem que fazer e Não Confiro, ou Tenho é que Gerenciar?

Com essas dúvidas, o empreendedor não sabe se Gerencia ou Executa e muitas vezes Executa o que Deveria Ser Delegado e deixa de Gerenciar aquilo que ele Precisaria Gerenciar.

Este é o Grande Dilema do Empreendedor:

Eu Executo ou Eu Gerencio?

Antes de responder essa questão, precisamos entender O Que é Gerenciar.

Gerenciar é Saber:

  • Planejar;
  • Delegar as Tarefas e Ações aos Colaboradores;
  • Conferir os Resultados;
  • Fazer os Alinhamentos;
  • Garantir o Alcance das Metas.

Isso é Gerenciar!

Resumindo:

Gerenciar é Atingir Metas e Ponto Final.

Agora é necessário saber o que o Empreendedor deve Gerenciar e o que ele deve Executar.

Para isso, primeiramente o empreendedor deve Fazer Uma Análise de Todos os Processos e Rotinas que devem ser executadas no seu negócio.

  • Vender;
  • Produzir;
  • Controlar o Financeiro;
  • Comprar etc.

A partir do entendimento de todos os Processos e Rotinas que devem ser executadas, conforme mostramos em Outros Artigos, o empreendedor deve analisar quais as atividades que ele mesmo vai Executar e quais ele deve Gerenciar.

MAIS ou MENOS?

mais-ou-menos-eal-2

O Critério Inicial é o seguinte:

Quanto Mais Operacional e Menos Estratégico for a Atividade, maior a necessidade de Delegação e o início do gerenciamento.

Quanto Mais Estratégico e Complexa for a Execução, aí então, o próprio Empreendedor Deve Executar.

Na medida em que o negócio vai crescendo e tendo pessoas mais capacitadas, o empreendedor deve Aumentar a Delegação, Começar a Gerenciar Mais e Executar Cada Vez Menos Rotinas.

Isso vai ser um Fator Crítico para o Crescimento Sustentável da Sua Empresa para que ele se torne cada vez Mais Lucrativa.

Foonte: Notícias Empresariais

Leia Também

download
Nos últimos 2 anos temos vivenciado momentos muito desafiadores no âmbito comercial. Por um lado, nossa economia enfraquecida pelos acontecimentos políticos – que consequentemente tiram de nós algumas oportunidades de sucesso nos negócios, os quais, provavelmente, em cenários mais seguros, ocorreriam sem tal instabilidade. Por outro lado, justamente por conta deste cenário desafiador, uma disputa […]
Picart
Você sabe o que é o controle patrimonial, bem como sua importância para um negócio? Trata-se de uma rotina que deve ser feita constantemente e que conta com a ajuda dos responsáveis pela contabilidade da empresa. Apesar de ser imprescindível para o sucesso de um negócio, pouco se fala sobre o tema. Exatamente por esse […]
Gestão-Financeira-Controladoria-e-Auditoria1
Melhorar a gestão financeira de uma empresa deve ser um objetivo constantemente atualizado e buscado pelos empreendedores para garantir o sucesso de seu negócio. Mas ter resultados cada vez mais satisfatórios não depende somente de trabalhar muito e contar com uma boa equipe: apesar de esse ser um bom começo, também é preciso ter planejamento, […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222