E se você descobrisse que está se dedicando às prioridades erradas no seu negócio?

Sabia que esse é o caso de muitas empresas que só pensam em atrair novos clientes quando deveriam na verdade, considerar maneiras de fidelizar os clientes que já têm.

A fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar no mercado por muito tempo. Podemos dizer então, que se tivéssemos que eleger a maior riqueza de uma empresa, provavelmente diria que é o cliente fiel.

Aqueles que conseguem ter pessoas fieis no seu negócio, tem um exército de porta vozes da sua marca ou do seu negócio.

Existem 3 tipos de programas de fidelidade e você deve escolher o que melhor atende a sua empresa.

O primeiro é Programa de Coalizão.

Este tipo de programa funciona como uma parceria entre várias empresas, que se unem para criar uma união em torno de uma moeda alternativa, que geralmente é representada por pontos.

Dependendo dos participantes dessa união, o consumidor pode ‘resgatar’ diferentes tipos de produtos, como recargas para o seu celular, passagens aéreas, gasolinas e até mesmo compras em supermercados.
A lógica desse programa, o fazer com que o cliente esteja constantemente consumindo em empresas parceiras para conseguir realizar a troca.

Participar ou não de um programa de fidelidade, por coalizão como é chamado, pode ser fator decisivo na hora da compra de um cliente.

Uma vez que a qualidade e o preço dos produtos estão equiparados, qualquer vantagem conta (ainda mais se faltarem poucos pontos para atingir o tão sonhado prêmio).

O principal diferencial desse modelo de programa em relação aos outros é o oferecimento de prêmios de diferentes empresas.

Basta juntar os pontos, fazendo as compras normalmente, e escolher o prêmio que mais agradar.
Quanto mais diversificados os prêmios e mais parceiros estiverem participando do programa, maior é o público de

O segundo modelo é o CashBack.

O modelo de programa de fidelidade mais recente no Brasil é o Cashback, ou traduzindo ao pé da letra “seu dinheiro de volta”. A proposta desses programas é acabar com o sistema de pontuação. Ao invés de oferecer prêmios, à medida que o cliente compra, é permitido ao usuário receber de volta parte do dinheiro que gastou.

Você deve estar perguntando como? Esse modelo funciona da seguinte forma: o cliente compra em uma loja que tem o programa de fidelidade por Cashback.

A loja, ao registrar o programa de fidelidade, repassa um percentual da compra para a empresa de Cashback, como forma de remuneração pela parceria. A empresa de Cashback, pega uma parte desse valor e devolve ao usuário e por isso você tem o parte do seu dinheiro de volta.

O terceiro modelo de programa de fidelidade é o Programa Individual.

Esses programas individuais são menos conhecidos do que os programas de coalizão, mas são muito populares.
Como o próprio nome diz, eles são criados por uma empresa, sendo que os pontos podem ser trocados por produtos e serviços oferecidos pela própria companhia.

Esse modelo de programa de fidelidade é menos abrangente, a recompensa do cliente é escolhida pela empresa que cria o programa, podendo atender de forma eficaz o gosto do consumidor ou engessando e fazendo com que ele não utilize de forma eficiente o programa da empresa.

O importante é saber que a fidelização está na contramão da instabilidade econômica. É um dos setores que continua investindo e auxiliando os varejistas e consumidores a enfrentarem esse momento delicado do país.

O comércio precisa fidelizar o cliente para conhecer e mapear os hábitos de cada um dos seus clientes para oferecer atendimento e promoções especiais.

Por isso, a escolha do programa de fidelidade mais adequado para você envolve fatores que precisam ser observados:

Ele tem que ser o mais vantajoso possível para o seu cliente e não para você, ok?
O objetivo de qualquer programa é ajudar seu cliente a tomar uma decisão.
Lembre-se: Quando ele tiver alguma dúvida, o programa possa ser um diferencial e garantir o retorno da sua fidelidade.

Fonte: Administradores.

 

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