No processo de contratação do empregado, a entrega da documentação correta é fundamental para o sucesso na vida burocrática do empregador e do colaborador. Para o primeiro, porque poderá identificar o profissional e assegurar que as informações são correspondentes, evitando qualquer divergência em possíveis fiscalizações, além de estar em dia, também, com a listagem de documentos dos dependentes para o recebimento do salário família (de acordo com a tabela salarial), pensão alimentícia e IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte. Do lado do colaborador, pois o cadastro no sistema de folha de pagamento é realizado de acordo com os documentos entregues e sua exatidão.

E, tão importante quanto entregar a papelada em ordem, é ter todas as informações sempre atualizadas, seja antes, durante ou depois de estar trabalhando. Principalmente se estiver empregado, é necessária a máxima atenção em verificar se:

– Houve qualquer alteração cadastral (mudança de endereço, de telefone, de e-mail, entre outros);

– Houve mudança de nome em função de matrimônio ou divórcio;

– Nascimento de filho;

– Falecimento de cônjuge ou filho.

Para qualquer um dos acontecimentos acima, enviar com urgência as atualizações para o Departamento Pessoal da empresa, afinal elas interferem sobremaneira em todos os processos mensais.

Como ficou com o eSocial

Com o início de funcionamento do eSocial – projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), criado para simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país –, o processo ficou ainda mais rigoroso, pois é necessário validar os documentos antes da admissão. Por meio do programa, todas as informações são enviadas para o sistema da Caixa Econômica Federal e a admissão só será finalizada se estiverem corretas. Em caso de pendência de documentação, o empregado deverá comparecer à agência da Caixa mais próxima para regularizar a situação. O cadastro é normalizado em 48hs.

Importante salientar que as empresas que concluírem as admissões com os documentos pendentes correm grandes riscos de serem multadas por descumprimento das normas. É necessário que sejam exigentes nas conferências das entregas de todos os documentos para que não haja divergências no processo de fechamentos de folha de pagamentos e encargos. Também é de extrema importância a conscientização das pessoas em deixar atualizados os documentos pessoais. Existem muitos casos em que o processo de admissão é interrompido e a vaga é direcionada para outro candidato justamente pela falta de atualização. Como há pressa na contratação, muitas vezes a empresa não tem como esperar.

Fonte: Notícias Empresariais.

Leia Também

images

A inovação não é algo que simplesmente acontece, do nada. Ela precisa ser cultivada, desenvolvida e estimulada. A simples decisão ou vontade de se ter uma empresa ou um ambiente inovador não é garantia de que isto vai acontecer, apesar de ser um bom começo. Como em todo cultivo, um ambiente inovador precisa de investimentos […]
download
Nos últimos 2 anos temos vivenciado momentos muito desafiadores no âmbito comercial. Por um lado, nossa economia enfraquecida pelos acontecimentos políticos – que consequentemente tiram de nós algumas oportunidades de sucesso nos negócios, os quais, provavelmente, em cenários mais seguros, ocorreriam sem tal instabilidade. Por outro lado, justamente por conta deste cenário desafiador, uma disputa […]
Picart
Você sabe o que é o controle patrimonial, bem como sua importância para um negócio? Trata-se de uma rotina que deve ser feita constantemente e que conta com a ajuda dos responsáveis pela contabilidade da empresa. Apesar de ser imprescindível para o sucesso de um negócio, pouco se fala sobre o tema. Exatamente por esse […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222