Notícias

download (1)

Excelência no Atendimento ao Público: um diferencial competitivo

Atendimento ao Público corresponde ao ato de cuidar, de prestar atenção às pessoas que recebemos ou mantemos contato. Requer de quem prática muita responsabilidade e respeito.

É fundamental compreender que atender as pessoas com qualidade não é apenas tratá-la bem, com cortesia, é mais do que isso, é nunca prometer o que não pode cumprir, é fazer o que estiver ao seu alcance, é superar as expectativas de clientes, sempre com muito respeito e educação. Tratando-o da mesma maneira que gostaria de ser tratado.

É há chamada excelência no atendimento, que vem sendo um dos maiores diferenciais competitivos em relação á atendimento ao público. Por que a primeira impressão é a que fica, é o impacto principal, portanto é essencial uma abordagem e um comportamento positivo, além da boa aparência e higiene e no caso de um atendimento ao publico, isso é de importância vital para a qualidade do serviço prestado.

Mas em muitos casos não é tão fácil atender as pessoas, exige um alto grau de maturidade, porque se engana quem pensa que atender pessoas é uma função fácil, há vários fatores que podem levar ao um fracasso no atendimento, como atender pessoalmente e interromper com o telefone, sair para tomar café ou lanchar, conversar com o colega do lado sobre o final de semana, suas férias, namorado, tudo isso no momento de um atendimento ao público.

Por que os atendentes são a linha de frente da empresa, é importante treina-los e capacita-los, para agir como a empresa deseja. Isso não é custo e sim um investimento, um diferencial estratégico para adequar profissionais a atenderem bem, mantendo a empresa em patrão competitiva, pois o atendimento ao público deve ser sempre reciclado, evoluindo com a mesma velocidade e frequência com que mudam as exigências e desejos de seus clientes.

Dicas para um bom Atendimento ao Público

  • Atenda o cliente imediatamente. Se a pessoa espera, um minuto pode se transformar em eternidade. O ideal é recepcioná-lo e pedir que aguarde.
  • Seja sempre cortês com todos os clientes, deixando de lado preconceitos e más impressões. Evite termos técnicos, gírias ou expressões que criam falsa intimidade, como por exemplo: “querido”, “bem”, ou “amor”. Procure conhecer seus clientes mais assíduos e chame-os pelo nome.
  • Dê tempo para que o cliente explique o que deseja, sem interrompê-lo procurando atendê-lo da melhor forma possível.
  • Se cometer alguma falha, é melhor admiti-la. Do contrário, pode parecer que não esteja falando a verdade, escondendo informações ou omitindo problemas.

Ouça as reclamações do cliente e encaminhe-as a uma solução

Enfim, o segredo do bom atendimento é interessar-se sinceramente pelas pessoas, por que a qualidade do seu atendimento vai depender somente de você, talvez o cliente nem sempre tenha razão, mas sempre estará em primeiro lugar.

Fonte: Notícias Empresariais.

Leia Também

151740281645_planejamento_tributario
O Brasil faz parte do grupo de países com a maior média de cobrança de imposto sobre a renda por empresas. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em parceira com a consultoria Ernest Young, que visa comparar a carga tributária para as empresas no Brasil com […]
j-simões sexta
As profissões relacionadas ao atendimento se tornam cada vez mais fundamentais em diferentes segmentos da economia e dos negócios. Porém quem lida diariamente nessa área sabe que “nem tudo são flores” e tem muitas histórias para contar, tanto de situações cômicas como de momentos estressantes e desagradáveis. É necessário realmente ter muito “jogo de cintura” […]
download
Provavelmente você já ouviu falar sobre visão sistêmica, mas você sabe exatamente o que significa? O conceito remete a habilidade de deliberar considerando a conjuntura. Para ilustrar essa explicação, basta que você reflita sobre o trabalho de um gestor, que é responsável por tomar decisões considerando todos os fatores desde colaboradores até o orçamento e metas globais […]

Rua Dr Odilon Behrens 310 - Centro - Guanhães / MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222