A logística trata de diversas funções por trás das cortinas das grandes lojas e do mercado em geral.
É muito provável que profissionais experientes tenham conhecimento desta relação, no entanto, escrevo como dica para estudantes e recém-formados, ou demais profissionais interessados neste tópico.
O computador ou celular que você está usando para ler este artigo agora, provavelmente veio de um lugar muito longe, foi transportado por um caminhão, embarcado em um navio, transferido para outro caminhão, chegou a uma loja…e chegou até você.
1) Quanto produzir?
2) Como produzir?
3) Para quem produzir?
Isto direciona para outras questões econômicas, como a curva de possibilidade de produção, custo de oportunidade, bens e serviços, recursos naturais (que pode envolver incluse Logística Reversa) e fatores de produção.
Na abordagem microeconômica, começamos a saltar para a organização industrial, com método de análise, teoria do consumidor e da demanda e teoria da produção, puxando para a macroeconomia, tornando-se ainda mais abrangente sua relação com a logística, levantando a importância de fluxo e estoque, determinação de preços e variações, moeda (no caso do comércio exterior), política de comércio exterior, desenvolvimento tecnólogico e sustentável, globalização (produtiva e financeira), e até mesmo gráficos.
Quando falo de Economia, não estou necessariamente enfatizando redução de custos, mas da ciência social Economia em si. E partindo deste ponto, com este conhecimento, podemos então ampliar nossos horizontes e começarmos a planejar a redução de custos nas empresas, mas de forma que não prejudique a produção e nem haja cortes desnecessários de mão de obra.
Fonte: Administradores.