Não é fácil conseguir a motivação dos funcionários e, em tempos de crise, motivar torna-se ainda mais desafiador. A psicologia entende a Motivação como uma energia que coloca em movimento o ser humano, que define um padrão de comportamento, sendo, portanto, o que determina a direção a seguir rumo a um objetivo.

Embora o Brasil esteja em um momento de transformação, a crise ainda é eminente, e, neste cenário, é fundamental a toda organização agir de modo transparente, estabelecendo uma comunicação clara com seus steakholders sobre seu futuro, perspectivas e projetos.

Os colaboradores precisam saber o que esperar, precisam ser tratados com consideração e integridade para que de fato sintam-se parte integrante do processo. Tal postura permitirá que emane na organização, uma característica muito valorizada, o intraempreendedorismo, fazendo com que a aceitação do cenário e das decisões ocorra de modo mais ameno.

Diante de crises, quando o clima estabelecido não é de segurança, a desmotivação é rapidamente observada. Os indícios mais visíveis quando há desmotivação nas equipes são: atrasos nas entregas, conflitos anteriormente não existentes e problemas de saúde, principalmente emocionais.

Os colaboradores passam a realizar as atividades de forma mecânica, sem novas sugestões e participações em ações da empresa. Entra-se na zona de conforto em busca de estabilidade. Esse é um forte sinal de alerta aos gestores de desmotivação da equipe!

A reversão do cenário é possível e a área de Recursos Humanos é fundamental nesse processo. O primeiro passo é diagnosticar a situação, identificando as características daquele grupo/organização. Posteriormente, faz-se mister o desenho de um plano de ação que envolva comunicação clara, investimento em pessoas chaves, revisão de tarefas para otimização e maximização de potencial, bem como desenvolvimento dos gestores para que esses possam atuar de modo servidor e inspirador para os times.

A prática do feedback também será fundamental para que a motivação seja mantida e o clima positivo instaurado, independentemente do cenário econômico que o pais esteja enfrentando.

Trate as pessoas como “Elas” gostariam de ser tratadas. Essa regra de ouro vale não somente para a relação com o cliente, mas também com nossos colaboradores.

Fonte: Administradores.

 

Leia Também

download

Nos últimos 2 anos temos vivenciado momentos muito desafiadores no âmbito comercial. Por um lado, nossa economia enfraquecida pelos acontecimentos políticos – que consequentemente tiram de nós algumas oportunidades de sucesso nos negócios, os quais, provavelmente, em cenários mais seguros, ocorreriam sem tal instabilidade. Por outro lado, justamente por conta deste cenário desafiador, uma disputa […]
Picart
Você sabe o que é o controle patrimonial, bem como sua importância para um negócio? Trata-se de uma rotina que deve ser feita constantemente e que conta com a ajuda dos responsáveis pela contabilidade da empresa. Apesar de ser imprescindível para o sucesso de um negócio, pouco se fala sobre o tema. Exatamente por esse […]
Gestão-Financeira-Controladoria-e-Auditoria1
Melhorar a gestão financeira de uma empresa deve ser um objetivo constantemente atualizado e buscado pelos empreendedores para garantir o sucesso de seu negócio. Mas ter resultados cada vez mais satisfatórios não depende somente de trabalhar muito e contar com uma boa equipe: apesar de esse ser um bom começo, também é preciso ter planejamento, […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222