Nos dias do século 21, tarefas simples e automáticas, como rosquear parafusos em uma linha de produção, passaram a ser função de máquinas. E para os humanos, foi designado lidar com a complexidade: criar soluções criativas e inovadoras para os novos desafios, que se multiplicam.

Diante da mudança, o pensamento sistêmico entra em cena, de forma cada vez mais evidente. Cresce o número de empreendedores e líderes percebem que instituições são complexas, que precisam ser entendidas e vivenciadas como tal. Buscam, portanto, entender qual o melhor caminho para estar alinhado com este cenário.

Para atender o desafio de desenvolver visão sistêmica nas empresas, é possível focar em duas áreas de influência:

Influência interna

Gosto de relembrar que desenvolver visão sistêmica em empresas, é uma construção refinada diariamente. Portanto, de forma interna, o influenciador deve sempre ter em mente, pelo menos, quatro palavras: conexão, profundidade, empatia e comunicação.

Tudo começa na conexão. Nada está isolado. Os resultados, as pessoas, o mercado, os clientes. Tudo está conectado: faça desse o seu mantra. Parta do princípio de que tudo tem um “de onde”, um “como”, um “porquê”. Não tenha medo de fazer estas perguntas, quantas vezes for preciso.

É necessário abrir espaço para a profundidade. Diante do que é complexo, boas soluções, normalmente, não estão na superfície. Embora seja um caminho mais longo, é mais assertivo focar qual é a real situação do que ficar apenas tratando indícios. Afinal, é melhor descobrir o que causa o incêndio do que apenas ficar apagando focos isolados.

Esteja preparado para exercer empatia. Nenhum sistema empresarial está destituído de pessoas. E elas, em sua essência, já são complexas. Suas emoções, propósitos, frustrações, ideias e sonhos sempre estarão presentes. E isso é, na verdade, algo bom. Nosso lado humano nos permitiu chegar até aqui e continuará permitindo o nosso avanço.

Por fim, é impossível aperfeiçoar visão sistêmica em uma empresa sem torná-la pública e preciosa. É preciso que haja comunicação aberta e clara. Comunique e demonstre que a riqueza, e em alguns casos, o sucesso do processo está em focar não só nos elementos, mas nas interações. Além disso, a comunicação é, sem dúvida, o elemento básico tanto para alguns dos principais problemas como para quase todas as soluções.

Em muitos casos, o influenciador empresarial pode e deve contar com o auxílio e o estímulo externo. Assim, ele poderá para apurar sua visão sistêmica até que se sinta capaz de enxergar o todo e suas conexões com assertividade.

Influência externa

Para projetos de implementação em maior escala, entretanto, as consultorias são o melhor caminho a seguir. A experiência de mercado, somado ao conhecimento técnico aprofundado, permitem às empresas especializadas diagnosticar as principais fraquezas e pontos cegos da companhia oriundas de um desenvolvimento fraco de visão sistêmica.

Fonte: Administradores.

Leia Também

download

Nos últimos 2 anos temos vivenciado momentos muito desafiadores no âmbito comercial. Por um lado, nossa economia enfraquecida pelos acontecimentos políticos – que consequentemente tiram de nós algumas oportunidades de sucesso nos negócios, os quais, provavelmente, em cenários mais seguros, ocorreriam sem tal instabilidade. Por outro lado, justamente por conta deste cenário desafiador, uma disputa […]
Picart
Você sabe o que é o controle patrimonial, bem como sua importância para um negócio? Trata-se de uma rotina que deve ser feita constantemente e que conta com a ajuda dos responsáveis pela contabilidade da empresa. Apesar de ser imprescindível para o sucesso de um negócio, pouco se fala sobre o tema. Exatamente por esse […]
Gestão-Financeira-Controladoria-e-Auditoria1
Melhorar a gestão financeira de uma empresa deve ser um objetivo constantemente atualizado e buscado pelos empreendedores para garantir o sucesso de seu negócio. Mas ter resultados cada vez mais satisfatórios não depende somente de trabalhar muito e contar com uma boa equipe: apesar de esse ser um bom começo, também é preciso ter planejamento, […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222