Nos dias do século 21, tarefas simples e automáticas, como rosquear parafusos em uma linha de produção, passaram a ser função de máquinas. E para os humanos, foi designado lidar com a complexidade: criar soluções criativas e inovadoras para os novos desafios, que se multiplicam.

Diante da mudança, o pensamento sistêmico entra em cena, de forma cada vez mais evidente. Cresce o número de empreendedores e líderes percebem que instituições são complexas, que precisam ser entendidas e vivenciadas como tal. Buscam, portanto, entender qual o melhor caminho para estar alinhado com este cenário.

Para atender o desafio de desenvolver visão sistêmica nas empresas, é possível focar em duas áreas de influência:

Influência interna

Gosto de relembrar que desenvolver visão sistêmica em empresas, é uma construção refinada diariamente. Portanto, de forma interna, o influenciador deve sempre ter em mente, pelo menos, quatro palavras: conexão, profundidade, empatia e comunicação.

Tudo começa na conexão. Nada está isolado. Os resultados, as pessoas, o mercado, os clientes. Tudo está conectado: faça desse o seu mantra. Parta do princípio de que tudo tem um “de onde”, um “como”, um “porquê”. Não tenha medo de fazer estas perguntas, quantas vezes for preciso.

É necessário abrir espaço para a profundidade. Diante do que é complexo, boas soluções, normalmente, não estão na superfície. Embora seja um caminho mais longo, é mais assertivo focar qual é a real situação do que ficar apenas tratando indícios. Afinal, é melhor descobrir o que causa o incêndio do que apenas ficar apagando focos isolados.

Esteja preparado para exercer empatia. Nenhum sistema empresarial está destituído de pessoas. E elas, em sua essência, já são complexas. Suas emoções, propósitos, frustrações, ideias e sonhos sempre estarão presentes. E isso é, na verdade, algo bom. Nosso lado humano nos permitiu chegar até aqui e continuará permitindo o nosso avanço.

Por fim, é impossível aperfeiçoar visão sistêmica em uma empresa sem torná-la pública e preciosa. É preciso que haja comunicação aberta e clara. Comunique e demonstre que a riqueza, e em alguns casos, o sucesso do processo está em focar não só nos elementos, mas nas interações. Além disso, a comunicação é, sem dúvida, o elemento básico tanto para alguns dos principais problemas como para quase todas as soluções.

Em muitos casos, o influenciador empresarial pode e deve contar com o auxílio e o estímulo externo. Assim, ele poderá para apurar sua visão sistêmica até que se sinta capaz de enxergar o todo e suas conexões com assertividade.

Influência externa

Para projetos de implementação em maior escala, entretanto, as consultorias são o melhor caminho a seguir. A experiência de mercado, somado ao conhecimento técnico aprofundado, permitem às empresas especializadas diagnosticar as principais fraquezas e pontos cegos da companhia oriundas de um desenvolvimento fraco de visão sistêmica.

Fonte: Administradores.

Leia Também

declaracao-anual-do-mei-microempreendedor-individual

O dia 31 de maio é o prazo final para a entrega da declaração anual do MEI. Enquanto muitos correm para colocar a documentação em dia, é importante lembrar quais são os principais erros da declaração anual do MEI cometidos pelos empresários. Para evitar que você seja mais um na estatística daqueles que entregam a […]
Imprimir
O micro e pequeno negócio no Brasil movimenta consideravelmente a economia do país, cerca de 27% do PIB brasileiro, conforme dados do SEBRAE. Além de empregarem 52% da população, o que demonstra significativa importância. Mas inúmeros são os desafios destes micro e pequenos empresários. Uma das principais dificuldades enfrentadas por estes portes de empresas é […]
noticia_124836
Tornar-se vendedor em nosso País, na maioria das vezes, acontece por conta de uma necessidade financeira ou por alguma oportunidade inesperada. A verdade é que quando menos você espera, já está vendendo alguma coisa. Diferente de outros profissionais, que estudam e se formam para depois começarem a exercerem suas atividades por formação, como por exemplo […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222