Notícias

download

Como a cultura e o clima organizacional afetam as organizações

Nos mais diferentes lugares do mundo, a cultura e o costume de cada povo tem forte impacto no modo como seus habitantes se organizam, se portam e se posicionam a respeito dos mais variados temas.

Nas empresas, essa influência causada pela cultura organizacional, que nada mais é que os costumes que a empresa adota em seu método de gestão de pessoas, de recursos, impacta na forma que estas se portam diante das adversidades do mercado ao qual está inserida.

Evidente que os costumes, ou seja, a cultura se torna na verdade a identidade da empresa e revela, por exemplo, a forma de agir e interagir com os colaboradores. Não é incomum encontrarmos até mesmo em nosso local de trabalho pessoas que, ao ingressarem na equipe de algum setor, sentem-se deslocadas em relação aos demais colegas. É que normalmente é necessário um período de adaptação, que envolve a compreensão e o entrosamento dos hábitos e costumes reinantes no novo universo em ele que acaba de entrar.

Viver em conjunto com pessoas de diferentes costumes, mas inseridas no mesmo universo cultural cria momentos que somente naquele instante e naquele contexto poderão ser desfrutados. A forma como os colabores são tratados nas atividades do cotidiano influenciam direta e indiretamente as pessoas que cercam o ambiente de trabalho.

O clima organizacional sofre forte influência da cultura organizacional e é através dessa relação que podemos ter uma visão do ambiente de trabalho de uma empresa, por exemplo: ambientes de muito estresse podem desencadear um clima mais pesado entre os colaboradores e seus superiores, assim como uma boa relação entre as obrigações diárias e o respeito mútuo tem forte influência na retenção de talentos e manutenção satisfatória de metas.

Manter bons níveis de relacionamento no ambiente de trabalho nos dias atuais é sem dúvidas o segredo para manter-se competitivo no mercado. Afinal, uma equipe que trabalha em um ambiente saudável executa suas tarefas com maior satisfação e em tempo cada vez menor, conferindo à empresa uma visão mais humanista sem deixar de lado as nuances de seu negócio.

Fonte: Administradores.

Leia Também

Black-Friday-3--330x252
A Black Friday já está consolidada no calendário do varejo brasileiro como o dia das promoções. É a data de vender muito. Mas se as ações não forem planejadas, o lojista não terá lucros e ainda pode perder clientes. Aproveite essa data para estimular a criatividade da sua equipe e fazer seu estoque girar ainda […]
images (1)
O emaranhado de tributos que recaem sobre as empresas brasileiras causa dores de cabeça a qualquer empreendedor ou gestor. Em um ambiente em que é possível ser penalizado mesmo quando se busca constantemente estar em dia com as exigências da Receita Federal do Brasil (RFB), fazer um bom planejamento tributário não é uma opção, mas […]
Clientes
Quando um cliente fica insatisfeito, ele pode manifestar esse sentimento principalmente de três formas. Primeiro, ele pode ir a público, publicar nas redes sociais, em sites como o Reclame Aqui. Além disso, ele também pode entrar em contato diretamente com a empresa, através de canais oficiais de contato como SACs, voltando à loja e procurando […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222