A crise financeira deixou milhares de pessoas desempregadas e empreendedores frustrados e até falidos. Por conta deste cenário, foi imprescindível realizar mudanças no mundo corporativo, começando pelo foco nas competências pessoais e profissionais, como autogerenciamento e ações mais assertivas.

O autogerenciamento é a capacidade de observar, analisar, planejar e modificar seus próprios comportamentos. Em tempos de crise, o melhor gestor é o próprio indivíduo. Ele é a pessoa que melhor pode se conhecer e, consequentemente, priorizar escolhas, tomar decisões construtivas em sua vida profissional e pessoal, fazer mudanças de rumo e, assim, identificar oportunidades que o momento atual pode proporcionar.

Nesta época de otimização de custos, ter ações focadas é essencial, pois não há recursos para desperdiçar. Por isso, antes de executar qualquer tarefa, faça um planejamento e defina o que é prioritário.

Outra competência exigida em tempos de crise é a resiliência, que é a capacidade de lidar com dificuldades e mudanças. Uma demissão na família, aumento de exigências por parte do contratante, custo de vida elevado, corte de supérfluos… Tudo isso exige das pessoas a necessidade de adaptação à uma nova realidade.

Para quem quiser ou precisar desenvolver estas competências que ajudarão a lidar com as transformações no lado pessoal e profissional, basta se atentar às seguintes dicas:

– Observe o que faz. Identifique quais são os principais fatores que influenciam suas escolhas (fatores ambientais, sociais, hábitos, sentimentos, entre outros).

– Avalie se suas decisões são baseadas no que você quer e no que é importante para você, ou se servem apenas para evitar determinados obstáculos e desafios.

– Identifique seus valores e trace objetivos alinhados a eles. Aja com foco nesses objetivos e evite o supérfluo.

– Quando enfrentar situações de mudança, procure as oportunidades que elas podem proporcionar. Aceite-as e reveja seus planejamentos, considerando o que é realmente prioridade em sua vida.

Se você for capaz de se auto gerenciar, sempre com foco e resiliência, é provável que consiga alcançar sucesso, com ou sem crise. Afinal, você terá sua energia canalizada naquilo que importa e que te levará à realização de seus objetivos!

Fonte: Notícias Empresariais.

Leia Também

download

Nos últimos 2 anos temos vivenciado momentos muito desafiadores no âmbito comercial. Por um lado, nossa economia enfraquecida pelos acontecimentos políticos – que consequentemente tiram de nós algumas oportunidades de sucesso nos negócios, os quais, provavelmente, em cenários mais seguros, ocorreriam sem tal instabilidade. Por outro lado, justamente por conta deste cenário desafiador, uma disputa […]
Picart
Você sabe o que é o controle patrimonial, bem como sua importância para um negócio? Trata-se de uma rotina que deve ser feita constantemente e que conta com a ajuda dos responsáveis pela contabilidade da empresa. Apesar de ser imprescindível para o sucesso de um negócio, pouco se fala sobre o tema. Exatamente por esse […]
Gestão-Financeira-Controladoria-e-Auditoria1
Melhorar a gestão financeira de uma empresa deve ser um objetivo constantemente atualizado e buscado pelos empreendedores para garantir o sucesso de seu negócio. Mas ter resultados cada vez mais satisfatórios não depende somente de trabalhar muito e contar com uma boa equipe: apesar de esse ser um bom começo, também é preciso ter planejamento, […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222