Notícias

images

A importância de ter uma empresa sustentável

Cada vez mais, as empresas estão tomando decisões estratégicas em torno de suas políticas de sustentabilidade corporativa. Isso ocorre à medida que indivíduos, comunidades e governos priorizam a sustentabilidade cada vez mais como um aspecto essencial que qualquer outra política corporativa ou social. As organizações que foram proativas e apostaram em incorporar práticas sustentáveis na gestão de seus negócios já estão obtendo benefícios significativos de suas práticas voltadas para o futuro.

No mundo corporativo, a sustentabilidade pode ter vários significados, dependendo do contexto. Em termos ambientais, a sustentabilidade pode significar garantir que os recursos naturais sejam substituídos ou conservados em longo prazo e que os ecossistemas não sejam prejudicados. Em termos de práticas de emprego, a sustentabilidade pode significar garantir que os funcionários recebam o suficiente, além de benefícios suficientes para construir famílias e contribuir com suas comunidades. E no contexto das práticas de negócios, a sustentabilidade pode simplesmente significar que as políticas corporativas gerais não são autodestrutivas ou perigosas para o bem-estar e a reputação em longo prazo da organização. Dessa forma, podemos apresentar a ideia da seguinte maneira:

Sustentabilidade ambiental

Adotar práticas de negócios ambientalmente sustentáveis pode levar à obtenção de vários benefícios significativos. Empresas sustentáveis são frequentemente as mais inovadoras, porque estão constantemente revisando processos para encontrar novas soluções. Por outro lado, outras organizações não sustentáveis tendem mais a ficar com os processos que funcionaram no passado, sem considerar alternativas melhores e mais verdes. As empresas ecologicamente conscientes, em geral, têm funcionários que investem mais na cultura de negócios, o que proporciona empregos mais gratificantes. O foco em garantir a sustentabilidade também cria uma cultura de responsabilidade em toda a organização. E o mais importante: os consumidores compram cada vez menos produtos e, em vez disso, compram empresas. As empresas que têm uma missão de sustentabilidade ambiental podem construir uma reputação com os consumidores como ecologicamente corretas e até 35% do comportamento do consumidor é liderado pela reputação. À medida que a conscientização e o ativismo em torno das questões ambientais aumentam, as empresas ativas na construção de práticas sustentáveis têm mais chances de se verem bem sucedidas.

Emprego Sustentável

Empresas com estratégias que são sustentáveis em longo prazo pagam salários e benefícios aos seus trabalhadores, permitindo-lhes viver uma vida sustentável na sua comunidade. Isso cria lealdade dentro da organização, beneficiando a empresa por meio do aumento da produtividade e da criatividade, além de níveis mais baixos de fraude e má administração. Os funcionários também são mais propensos a desenvolver e participar de projetos em longo prazo que tenham maiores retornos. Com uma renda sustentável, os funcionários podem permanecer na organização por mais tempo e estarão mais motivados a comercializar ativamente produtos e serviços com os consumidores da sua comunidade, além de vender a organização a possíveis candidatos a emprego. Isso, por sua vez, leva a uma força de trabalho com mais habilidades e mais motivação.

Práticas comerciais sustentáveis

Práticas de negócios sustentáveis são uma parte essencial do gerenciamento de riscos corporativos. Fundamental para essa filosofia é que qualquer processo que tenha um potencial real de prejudicar a reputação corporativa geral, por mais lucrativa que seja, deve ser visto com extremo ceticismo. Dependendo da corporação, isso pode garantir que todas as empresas conectadas por meio da cadeia de suprimentos adotem práticas éticas, adquirindo materiais que possam ser certificados como ecologicamente corretos, não participando de negócios com países ou organizações com má reputação ou simplesmente garantindo que é possível continuar a produzir todos os produtos e serviços da empresa no futuro.
A sustentabilidade é uma questão que confronta todas as empresas hoje em dia, independentemente do seu tamanho ou posição no mercado. Cada vez mais, as empresas estão descobrindo que abraçar práticas sustentáveis leva a uma melhor cultura corporativa, produtos mais confiáveis e maior lucratividade a longo prazo.

Fonte: Administradores.

Leia Também

download
Não há como negar: o mundo corporativo está imerso na era da informação. A todo momento são gerados novos dados, e empresas aplicam este conhecimento para criar vantagens competitivas em seu mercado de atuação. Há, porém, um tipo de informação que nem sempre é mensurado, mas é igualmente importante para o sucesso de uma companhia: […]
ZEBRA
Você já deve ter visto Tempos Modernos, um filme clássico de Charles Chaplin onde ele mostra a situação que os trabalhadores enfrentaram nos primeiros anos da Revolução Industrial. A invenção da máquina a vapor deu lugar a uma revolução tecnológica, mas também modificou hábitos, costumes e valores humanos.Fazendo uma analogia, hoje, precisamos criar empresas inteligentes […]
download
Acredita-se que o mau desempenho das tarefas está ligado ao despreparo do colaborador. Outros motivos estão atrelados a este fato, e um deles que contribui enormemente para esta condição é o líder centralizador, que acumula decisões sob a alegação da falta de tempo. Descrição: Abarrotar-se de serviços que impedem a adequada execução e dentro do […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222