Notícias

images (1)

7 coisas que acontecem quando um gestor não sabe liderar

O impacto que uma liderança causa na produtividade e na qualidade dos trabalhos realizados pela equipe é muito grande. Seja ele, um líder de primeira viagem ou um velho capitão com anos de experiência na condução do barco como gestor.

Liderar uma equipe é atribuição complexa e vai requerer do gestor especial atenção em sete aspectos que são essenciais para sucesso na empreitada. A negligência gerencial nessas questões pode acarretar sérias consequências, pois todas elas afetam o comportamento dos liderados e o nível de comprometimento deles com a liderança.

De forma resumida, vou esclarecer esses sete aspectos que não podem ser desprezados pelo gestor e as respectivas consequências:

1. Objetivos: quando o gestor não estabelece, de forma clara, os objetivos para a equipe, ele gera confusão;

2. Valores: se ele, como líder, não considera importante ter princípios éticos e repassar isso para os seus liderados, como valores a serem seguidos, a consequência será corrupção;

3. Estratégia: quando o gestor não discute com a equipe e não estabelece a estratégia para alcançar os objetivos, ele gera difusão;

4. Recursos: quando o gestor não providencia os recursos necessários para as pessoas realizarem suas tarefas, ele gera frustação;

5. Competência: quando o gestor não supre necessidades de qualificação da equipe, as pessoas se esforçam mais do que o necessário e isso gera fadiga;

6. Motivação: quando a liderança não cria aliança com as pessoas, que é essencial para gerar comprometimento a impulsionar ações, ela gera nas pessoas a apatia;

7. Feedback: a prática do feedback é essencial para o crescimento pessoal e profissional do colaborador. A ausência de feedback gera dúvida.

Pergunto a você, gestor, qual dessas consequências você estaria disposto a tolerar?

Fonte: Notícias Empresariais

Leia Também

151740281645_planejamento_tributario
O Brasil faz parte do grupo de países com a maior média de cobrança de imposto sobre a renda por empresas. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em parceira com a consultoria Ernest Young, que visa comparar a carga tributária para as empresas no Brasil com […]
j-simões sexta
As profissões relacionadas ao atendimento se tornam cada vez mais fundamentais em diferentes segmentos da economia e dos negócios. Porém quem lida diariamente nessa área sabe que “nem tudo são flores” e tem muitas histórias para contar, tanto de situações cômicas como de momentos estressantes e desagradáveis. É necessário realmente ter muito “jogo de cintura” […]
download (1)
Atendimento ao Público corresponde ao ato de cuidar, de prestar atenção às pessoas que recebemos ou mantemos contato. Requer de quem prática muita responsabilidade e respeito. É fundamental compreender que atender as pessoas com qualidade não é apenas tratá-la bem, com cortesia, é mais do que isso, é nunca prometer o que não pode cumprir, […]

Rua Dr Odilon Behrens 310 - Centro - Guanhães / MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222