1. Planeje e Siga

Estabeleça metas e determine indicadores realistas e coerentes com o cenário atual, mesmo com as possíveis adversidades, busque criar alguns desafios para estimular a sua equipe. Além disso, com um planejamento bem feito, é possível compreender melhor o mercado, identificar oportunidades e, claro, resolver com mais eficiência os problemas do dia a dia.

2. Reveja seus investimentos

Conheça o seu próprio mercado. Defina novos investimentos e reflita se é mais importante seguir em um processo de expansão ou assegurar a manutenção da sua estrutura empresarial. Em caso de dúvida, priorize sempre a segunda opção.

3. Inove e crie diferenciais

Estimule os seus colaboradores a pensarem em novos mecanismos para a corporação, seja na execução dos processos internos ou até mesmo no posicionamento de mercado. A boa gestão do seu negócio sempre passará pela forma como lida com os seus funcionários. Sendo assim, procure desafiá-los a enfrentar o atual cenário, mas também reconheça as boas iniciativas. Promova brainstorms, premie os inovadores e estimule novos pensamentos. Em períodos de crise, irão sobressair aqueles que souberem buscar as melhores e mais inovadoras alternativas.

4. Informe-se

Reúna o maior número de informações possíveis sobre seu mercado de atuação, pois são elas que indicarão se um negócio é viável, se é possível economizar em um processo ou como a empresa se portará no mercado. Crie um mecanismo que favoreça a análise de dados e integre todas as informações geradas pela companhia. Atualmente é possível contar com inúmeros recursos que favorecem a boa gestão do seu negócio.

5. Previna-se

Em tempos de crise, muitas empresas optam por medidas de corte de funcionários, por redução da produção ou pela diminuição de investimentos. No entanto, antes de tomar esse tipo de decisão, é importante conhecer a realidade da sua empresa e analisar, com bastante cuidado, cada ação que resolver implantar. Fique atento aos seus dados financeiros, pois eles irão indicar a saúde do seu negócio e quais áreas que precisam de ajustes (estoque, produção, pessoal, etc.). Contudo, outras medidas podem ser tomadas preventivamente: evite contratações desnecessárias, evite que os funcionários realizem horas extras em excesso e reduza a jornada de trabalho.

Fonte:Notícias Empresariais

Leia Também

download

Nos últimos 2 anos temos vivenciado momentos muito desafiadores no âmbito comercial. Por um lado, nossa economia enfraquecida pelos acontecimentos políticos – que consequentemente tiram de nós algumas oportunidades de sucesso nos negócios, os quais, provavelmente, em cenários mais seguros, ocorreriam sem tal instabilidade. Por outro lado, justamente por conta deste cenário desafiador, uma disputa […]
Picart
Você sabe o que é o controle patrimonial, bem como sua importância para um negócio? Trata-se de uma rotina que deve ser feita constantemente e que conta com a ajuda dos responsáveis pela contabilidade da empresa. Apesar de ser imprescindível para o sucesso de um negócio, pouco se fala sobre o tema. Exatamente por esse […]
Gestão-Financeira-Controladoria-e-Auditoria1
Melhorar a gestão financeira de uma empresa deve ser um objetivo constantemente atualizado e buscado pelos empreendedores para garantir o sucesso de seu negócio. Mas ter resultados cada vez mais satisfatórios não depende somente de trabalhar muito e contar com uma boa equipe: apesar de esse ser um bom começo, também é preciso ter planejamento, […]

Av. Milton Campos, 2783 - Centro - Guanhães/MG - CEP 39740.000 - Tel.: (33) 3421-0222