Os últimos anos têm sido bastante turbulentos na política do país. E uma das consequências é a deterioração do cenário econômico, que gera muita instabilidade e prejudica o planejamento de longo prazo das empresas.

Para onde vai a taxa de juros? Será que o desemprego vai aumentar? E a inadimplência? Os impostos serão revistos? São inúmeros os questionamentos que rondam a cabeça dos empresários. E como crescer em momentos como esse? Separei 10 dicas de ações que as empresas deveriam começar a fazer imediatamente. Confira:

1. Reveja seus custos fixos

Passe um pente fino nos custos da empresa, bem como nos índices de produtividade, reveja o que é necessário manter ou não.

Otimize sempre, porém cuide para que os cortes não saquem contra o futuro da empresa!

2. Analise o seu portfolio

Esse é um ótimo momento para rever produtos que não tem boa aceitação e revisar a estratégia de mercado. Dessa forma, você pode focar no que realmente tem maior aceitação e aumentar sua receita.

Potencialize a criatividade e a inovação!

3. Estude os comportamentos do mercado

Juntamente com seus sócios, analise como a empresa está posicionada no mercado e avalie como o consumidor está se comportando com relação aos seus produtos. Desta forma, é possível prever períodos de instabilidade que estão por vir e/ou se antecipar a tendências comportamentais de seu consumidor.

Conheça sua concorrência!

4. Faça o estoque girar

Produto parado no estoque é dinheiro que não rende. Avalie formas para que seus produtos possam ter giro. Se for o caso, pense em fazer promoções com produtos que tem menos saída. Às vezes, é melhor vender por menos do que ficar com o estoque encalhado. Afinal uma empresa se viabiliza, entre outros, pela otimização de seus recursos.

Cuide do equilíbrio e solidez de seu fluxo de caixa!

5. Aumente o relacionamento com o cliente

Essa é uma dica que vale para sempre, não só em momentos difíceis. Estreitar o relacionamento com os clientes é fundamental para aumentar o seu nível de retenção e manter a receita recorrente. O grande desafio está em viabilizar soluções que valorize e o diferencie sob a percepção de seu consumidor, com custos de atendimento impessoal. Conheça seu cliente!

6. Motive o time de vendas

Há um ditado chinês que diz: Não existe crise. Existe oportunidade. Em momentos como esse, apesar das empresas apertarem o cinto, é possível fazer novos negócios e identificar oportunidades de venda de produtos e serviços para clientes atuais. Motive o time de vendas a encontrar essas lacunas no mercado para aumentar sua receita e amplie a receptividade da empresa para lidar com as novidades trazidas do mercado pela equipe comercial, aperfeiçoe os canais de comunicação com ela.

Capacite e valorize a equipe de Vendas!

7. Avalie a compra de ativos desvalorizados

Utilize a máxima “compre na baixa e venda na alta”. A crise pode abrir oportunidades atípicas, pois com a diminuição da demanda, há casos de desvalorização de ativos. Se você pensa em expandir sua empresa, pode ser este o melhor momento para investimentos de médio e longo prazo. Avalie se esse é um momento para comprar, por exemplo, um terreno, já que ele pode estar pela metade do preço e/ou adicionar participação de mercado ou complementar seu portfólio de forma inorgânica por meio de fusão ou aquisição.

Liberte-se, mesmo que parcialmente, da operação!

8. Invista na reputação de sua marca

Há marcas que vendem produtos sozinha. Construir uma reputação positiva da sua empresa é uma forma de aumentar a sua força de vendas de forma indireta. Se você trabalha com varejo, por exemplo, pode ser o momento de fazer alguma campanha para aumentar a fidelização e o engajamento dos clientes.

Lembre-se que o consumidor não está disposto a pagar esta conta!

9. Considere novos mercados

Se a crise é no país, a saída pode estar no aeroporto internacional mais próximo. E se a empresa começar a exportar para mercados no exterior? Faça uma pesquisa prévia de aceitação e demanda de seus produtos e veja quais os trâmites para iniciar essa operação. Empreenda sempre!

10. Não culpe a crise

Crises vão e vem ao longo do tempo. Ficar de braços cruzados e culpar a crise é uma péssima ideia. Assuma responsabilidades, avalie os riscos e tome medidas, mesmo que sejam dolorosas. Pense de forma crítica em como você pode melhorar a situação, independente do cenário externo. Seja lógico e pragmático com visão equilibrada para o curto e médio prazo. Diferencie-se como gestor!

Não existe receita pronta para que os empreendedores mitiguem os impactos ou saião da crise. Entretanto, algumas medidas podem ajudam a enfrentar esse difícil e adverso momento. Converse com seus sócios e avalie quais são as melhores saídas.

Fonte: Administradores.

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